Regata Aratu-Maragojipe intensifica o Turismo na Baía de Todos-os-Santos

Um dos maiores eventos náuticos da América Latina, a 48ª edição da Regata Aratu-Maragojipe acontece neste sábado (26) com a expectativa de atrair mais de 20 mil visitantes ao município de Maragojipe (140 quilômetros de Salvador). O evento integra as comemorações a São Bartolomeu, padroeiro da cidade, que prosseguem até segunda-feira (28), com manifestações culturais e atos religiosos.

A regata terá início às 10h, com largadas na raia montada entre o Farolete da Base Naval de Aratu e a Ilha de Maré. A Secretaria do Turismo da Bahia/ Bahiatursa patrocina a competição, que tem a participação de cerca de 300 embarcações – entre veleiros de oceano, saveiros e escunas à vela – e mais de 1,5 mil tripulantes, que percorrem as 35 milhas do percurso até Maragojipe.

A expectativa é de grande afluência de turistas. Todos os 35 apartamentos da Pousada da Carminha estão reservados, de acordo com a proprietária Maria Pereira. Já Anderson Machado, gerente da Pousada do Carmo, disse que já ter reservados 85% dos 25 apartamentos do empreendimento. “Algumas reservas serão finalizadas até o final de semana”, afirmou.

“Neste período, hotéis e pousadas ficam cheios, gerando um aumento significativo nas vendas do comércio local, além da geração de empregos diretos e indiretos”, acrescentou o secretário municipal de Turismo, Francisco Gomes.

Este ano a regata terá a participação do vice-campeão mundial de jet ski, Bruno Jacob. A competição também atrai turistas interessados em conhecer as belezas do percurso, que contempla as águas da Baía de Todos-os-Santos e do Rio Paraguaçu, de lendas e fatos históricos, como as batalhas pela Independência da Bahia.

“Quem não tiver uma embarcação pode se inscrever e participar do evento como tripulante, curtindo a bela paisagem, as construções seculares, e as calmas águas do Rio Paraguaçu”, destaca Marcelo Fróes, organizador do evento.

Sagrado e profano – Realizadas em Maragojipe há 374 anos, as comemorações a São Bartolomeu unem características sagradas e profanas típicas das festas populares da Bahia. Nesta quinta-feira (24), a cidade celebra seu santo padroeiro com alvorada de fogos e missa solene. A programação da festa conta com shows de Solange Almeida, Léo Santana e Pablo, dentre outras atrações. As celebrações religiosas finalizam com a procissão em louvor ao santo padroeiro na tarde do dia 28.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados