Gabinete da Prefeitura em Ação atende 3 mil cidadãos em Alto de Coutos

Moradores do Alto de Coutos e de diversas localidades do Subúrbio Ferroviário buscaram, na manhã deste sábado (19), os diversos serviços municipais ofertados por meio do Gabinete da Prefeitura em Ação. A iniciativa ocorreu durante toda a manhã na Escola Municipal Francisca de Sande, e ofereceu às comunidades soteropolitanas a possibilidade de marcação de consultas, assistência jurídica, ouvidoria, serviços de saúde e odontologia, Bolsa Família e agendamento de biometria, dentre outras ações que, semanalmente, são oferecidas nas dez Prefeituras-Bairro da capital baiana.

Na ocasião, estiveram presentes o secretário-chefe de Gabinete, João Roma; o diretor-geral das Prefeituras-Bairro, Junior Magalhães; e o gerente da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, Sósthenes Macedo, também anfitrião do evento, dentre outros gestores e técnicos municipais. O GPA ocorre sob a orientação da Diretoria-Geral das Prefeituras-Bairro e já foi realizado em cinco bairros da capital: Pau da Lima, Calabetão, Pirajá, Lobato e Santa Cruz. Foram registrados cerca de 8 mil atendimentos neste novo formato, que passa a atender em apenas um local, geralmente na região central das comunidades e bairros vizinhos beneficiados.

“Geralmente, não temos condições de buscar alguns serviços durante a semana. Por isso, acho muito importante ter essa oportunidade de receber esses benefícios durante o final de semana”, afirma a professora Clícia Gonçalves, de 41 anos, que utilizou os serviços de saúde oferecidos no GPA. Ela também garantiu o agendamento no recadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Saúde – São justamente as ações de saúde que registram maior demanda. As atividades deste sábado foram ofertadas pelo Instituto Médico de Ação Integrada (Imegi) que, além da atuação no GPA, é responsável pelos multicentros Carlos Gomes e Liberdade, além de gerir a Unidade de Pronto-Atendimento de Paripe. Foram ofertados serviço de cardiologia, pediatria, clínica geral, ortopedia e orientação sexual – responsável pela distribuição, somente na manhã deste sábado, de 1.500 preservativos masculinos e 200 femininos. O grupo também promoveu agendamento de consultas no sistema municipal de saúde.

Devido à demanda ter sido mais alta que a expectativa inicial, os serviços precisaram atender um número extra de cidadãos ao longo da manhã. Dentre as atividades mais procuradas estiveram a biometria, consulta de vagas do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm), marcação de consultas, saúde bucal e Bolsa Família.

“É importante manter os serviços municipais sempre perto das comunidades de Salvador. Durante a semana, é complicado para grande parte dos cidadãos ter esse acesso, devido ao trabalho e estudo. Aqui, são ofertados serviços essenciais para a população, com uma estrutura de primeira linha e que conta com a simpatia de todos. Uma prova disso é a quantidade de gente nas filas em busca de serviços, formadas desde cedo”, destaca Júnior Magalhães, diretor-geral das Prefeituras-Bairro.

Ouvindo Nosso Bairro – O GPA contou ainda com equipes para registro de votos dos cidadãos do Subúrbio para o programa Ouvindo Nosso Bairro, que busca eleger as principais demandas da população para serviços de infraestrutura que serão executados pela Prefeitura nos 163 bairros da capital baiana. Além dos agentes individuais, também foi utilizado um serviço móvel de votação, que conta com dez agentes munidos de tablets para realização em tempo real do processo. Além do Alto de Coutos, até às 17h a Van passará pelo Shopping Barra e parte da orla marítima, com expectativa de atender aproximadamente mil pessoas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados