Primeiro pomar urbano é inaugurado no Stiep

Quem passava antes pela Estrada do Curralinho, no Stiep, se deparava com um terreno repleto de lixo, entulho e sucata. Agora, o lixo deu lugar a um pomar urbano com 55 mudas de árvores frutíferas. As mudas plantadas foram de goiaba, jenipapo, graviola, carambola, pitanga, jabuticaba, jaca, cajá, acerola, abacate e manga. A retirada do entulho foi feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), com o apoio da Guarda Municipal, Transalvador e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

A Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), responsável pela implantação e manutenção do pomar, já analisa outros locais para receber a iniciativa. “O objetivo do pomar é transformar áreas degradadas em áreas verdes com potencial que ajudam na biodiversidade, pois atrai pássaros e podem ainda servir de alimento para as pessoas”, avalia o titular da Secis, André Fraga, apostando no sucesso da iniciativa.

A solicitação da intervenção foi feita pelo síndico do Condomínio Morada dos Pássaros, Anderson Muniz, 50, que agora celebra o novo cenário. “Nesse terreno tem mais ou menos cinco anos onde foi instalado uma espécie de ferro velho. Tinha todo tipo de entulho, as pessoas começaram a criar animais, fazia muito barulho e isso incomodava muito os moradores do bairro. Foi aí que solicitei a intervenção da Prefeitura”, conta. O condomínio Moradas dos Pássaros, que fica ao lado do pomar, firmou um compromisso com a Prefeitura para cuidar e manter o espaço revitalizado.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados