Debate busca coletar informações para Plano de Cultura de Salvador

As características da cultura da região do Subúrbio/Ilhas e como as formas de promover e difundir o que é produzido no local foi alvo da primeira Oficina para o Diagnóstico Cultural de Salvador. Realizado na manhã desta quinta-feira (29), na sede da Prefeitura-Bairro Subúrbio/Ilhas, em Paripe, o encontro foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), em conjunto com a Fundação Gregório de Mattos (FGM) e o Conselho Municipal de Política Cultural. Na ocasião, estiveram presentes representantes de diversas esferas culturais locais, dentre eles atores, músicos, produtores de vídeo e fotógrafos.

Através deste encontro, a proposta é traçar um diagnóstico cultural da região, além de estimular e desenvolver ideias para subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Cultura de Salvador. Outras edições deste debate estão previstas para ocorrer nas outras nove unidades administrativas da Prefeitura-Bairro durante todo o mês de julho.

De acordo com um dos consultores responsáveis pela coleta dos dados nesta edição, Ernesto Ribeiro, a medida vai ajudar a fortalecer os movimentos culturais que não dispõem de nenhum tipo de orientação para que eles possam se desenvolver. “Estamos levantando aspectos gerais da cultura, os pontos de acesso, pessoas que sejam influentes em seus bairros e as tendências. A partir disso, vamos elaborar o plano, que definirá as estratégias e as diretrizes que serão tomadas pela Prefeitura, buscando criar um movimento mais forte”, explicou Ribeiro.

O cantor Ivan Almeida, também conhecido como Busta Mavi e que integra o Conselho de Cultura do município, destacou a importância da iniciativa para toda a região do Subúrbio. “Acho pertinente esse encontro, porque hoje podemos discutir sobre as nossas demandas. Esperamos que, a partir desse momento, a Prefeitura possa direcionar uma política de cultura mais precisa para nossa comunidade”, salientou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados