São João aquece a economia em mais de 300 cidades

Os festejos juninos se espalham por mais de 300 municípios baianos com ingredientes da cultura local que mistura sagrado e profano, com animação de sobra para baianos e turistas. “O Governo da Bahia atua estrategicamente na promoção das festas como produto turístico que está nas prateleiras das agências de viagens do país e do exterior”, afirmou o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, ao participar nesta quinta-feira (dia 22) da abertura da programação, no Pelourinho e em Paripe, na capital.

O São João da Bahia é um dos mais relevantes elementos do processo de fortalecimento da atividade turística. Acontece em praticamente todas as zonas turísticas, com o apoio do governo estadual. “Os indicadores revelam a qualidade da festa e o quanto é competitiva”, enfatizou o secretário.

“Os festejos de São João estão profissionalizados, atraem patrocínios público e privado e lotam hotéis, pousadas e restaurantes”, comemorou José Alves. “Os serviços prestados nesse período geram cerca de 140 mil empregos temporários e fortalecem a economia baiana”.

A logística do São João da Bahia demonstra o vigor desta festa. O sistema ferry-boat está preparado para conduzir 120 mil passageiros e mais de 22 mil veículos, neste final de semana. A Rodoviária de Salvador é utilizada por 170 mil pessoas distribuídas em horários convencionais e 1.800 horários extras. A Estrada do Coco (BA-099), em direção ao Litoral Norte, terá tráfego de 60 mil veículos, de acordo com a estimativa da Concessionária Litoral Norte (CLN), enquanto a ViaBahia Concessionária de Rodovias prevê movimento de 550 mil veículos.

O turismo interno e os excursionistas vão somar cerca de 1,5 milhão de pessoas que deixam a capital baiana em direção ao Interior do Estado, gerando receita bruta de aproximadamente R$ 700 milhões em mais de 300 cidades. Os números são indicadores de como a festa fomenta a economia, por meio do turismo, comércio, alimentação, transporte e lazer.

Interior – Em algumas cidades, a população dobra durante os festejos juninos, como em Senhor do Bonfim, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Cachoeira, Piritiba, Euclides da Cunha e Cruz das Almas. Destaca-se também a animação das festas em Mucugê, Irecê, Jequié, Ibicuí, Valença e Porto Seguro, dentre outras.

Com uma das festas de São João mais famosas da Bahia, a cidade de Amargosa (240 quilômetros de Salvador), espera receber em 2017 mais que o dobro da população local, em cada um dos quatro dias de festejos, que serão realizados de 22 a 25 de junho.

Segundo o IBGE (censo de 2016), Amargosa tem população de 38.041 pessoas, enquanto a prefeitura espera receber 100 mil pessoas por dia de festa. Entre as atrações, estão Zé Ramalho e Estakazero. A Pousada do Bosque tem os seus 25 apartamentos reservados para o período da festa. Hóspedes oriundos de Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco. O hotel fazenda Colibri também estará lotado.

Confira a programação:

– Quinta-feira (22)

Paripe
Forrozão
Aviões do Forró
Forró do Muído
Genard

Largo do Pelourinho
Orquestra Sanfônica
Jeanne Lima
Arnaldo Farias
Renato Fechini
Cangaia

Terreiro de Jesus
Adelmario Coelho
Virgílio
Dorgival Dantas
Carlos Pitta
Nonô Curvêllo

Cruzeiro de São Francisco (Sala de Reboco)
Xote Bacana
Caciques do Nordeste
Trio Virgulino
Flor Serena
Dona Enkrenka

– Sexta-feira (23)

Paripe
Menina Forrozeira
Saulo Fernandes
Luan Santana
Papazoni
Pra Casar

Largo do Pelourinho
Tio Barnabé
Colher de Pau
Carlos Vilela
Val Macambira
Gereba

Terreiro de Jesus
Filomena
Cicinho de Assis
Flávio José
Genard
Jó Miranda

Cruzeiro de São Francisco (Sala de Reboco)
Trio Anarriê
Zefa di Zeca
Rebeca Tárique
Zelito Bezerra
Zé de Tonha

– Sábado (24)

Paripe
Dan Valente
Estakazero
Pablo
Seu Maxixe
Jhony Paixão

Largo do Pelourinho
Kiko Salli
Cacau com Leite
Flor de Maracujá
Poiz é
Jorge Zarath

Terreiro de Jesus
Del Feliz
Targino Gondim
Geraldo Azevedo
Zelito Miranda
Tenison Del Rey

Cruzeiro de São Francisco (Sala de Reboco)
Amor e Brasa
Mel sem Pimenta
Bando Virado no Mói de Coentro
Cole Comigo

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados