Celebração com D. Murilo marcará posse do novo reitor do Santuário de Irmã Dulce

Fiéis e admiradores da vida e obra de Irmã Dulce irão participar no próximo domingo (dia 11) da celebração que marcará a posse do frei Giovanni Barbosa Messias como novo reitor do Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. A cerimônia religiosa, que terá início às 8h30, será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Na ocasião, o Arcebispo fará a leitura do documento da Provisão, passando para o frei Giovanni a responsabilidade pelo Santuário. De acordo com o Direito Canônico da Igreja Católica, além de receber a Provisão, o evento de posse marca também o momento em que a comunidade conhece, de forma pública, seu novo reitor.

“Canonicamente o Santuário é entregue aos frades Capuchinhos e nós passamos a exercer aí a nossa missão como sacerdote que é de ensinar, santificar e governar o povo de Deus. E para que se torne válida essa atividade pastoral é preciso que o reitor seja canonicamente empossado, ou seja, receba a autorização do bispo para realizar assim o seu trabalho”, explicou o frei.

Vida e missão –

Natural da cidade de Ilhéus, no Sul da Bahia, o novo reitor do Santuário de Irmã Dulce iniciou sua vida sacerdotal em 2006, quando ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, no Convento São Francisco, em Alagoinhas, ainda com 18 anos. Completando o primeiro ano de formação, foi para a cidade de Esplanada e em seguida para o estado de Pernambuco, onde realizou o seu noviciado. Ainda como frade, no ano de 2009, enquanto cursava Filosofia, frei Giovanni teve o seu primeiro contato com as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), quando desenvolveu o trabalho que os frades pós-noviços executam até hoje na instituição, que é a visita aos leitos, descrita pelo frei como uma presença franciscana no meio dos doentes. “Eu me identifiquei muito nesse período que passei aqui a serviço das Obras Sociais (2009-2011), e me encontrei quando conheci o carisma de irmã Dulce”, contou.

Depois desse período, o sacerdote viveu uma experiência missionária no Amazonas em 2012, quando trabalhou na diocese do Alto Solimões, em uma cidade que para se ter acesso, saindo de Manaus, é necessário percorrer o caminho de 8 dias de viagem de barco. Como Missionário, o capuchinho trabalhou com as comunidades indígenas e Ribeirinhas, situadas na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Após a missão, foi morar em Aracaju e em seguida voltou para Salvador, onde colaborou com a formação e o serviço de Animação Vocacional da Província dos Capuchinhos Bahia e Sergipe. “Estar aqui como reitor do Santuário para mim é um motivo de alegria, até porque minha vocação é franciscana, o carisma de Irmã Dulce é franciscano e eu me identifico com essa vocação, com esse carisma, com a missão do Amar e Servir”, concluiu o frei.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados