Capoeira é valorizada através de Frente Parlamentar

Foi realizada nesta quarta-feira (31), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador, a abertura dos trabalhos nesta legislatura da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira. Criada originariamente em 2013, a frente foi reinstalada neste ano e tem como presidente o vereador Luiz Carlos (PRB).

“A capoeira está presente em 147 países e se constitui num processo de transformação social muito importante. Diversos mestres nos trazem uma série de reivindicações do setor e a frente está aqui para somar”, afirmou o parlamentar.

Um dos focos da Frente será a inserção da capoeira na rede municipal de ensino. “Em novembro do ano passado, o prefeito ACM Neto sancionou uma lei (Lei 9072/16) neste sentido. O Projeto de Lei (PL 153/16) foi de minha autoria. Agora, o desafio é torná-lo realidade”, afirmou Luiz Carlos. A proposta é que sua aplicabilidade tenha início ainda no segundo semestre deste ano, em 50 escolas, e que progressivamente ocorra em toda a rede municipal de ensino.

Também integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) argumentou que precisamos defender esse patrimônio cultural da humanidade e “não podemos confundir a capoeira com o esporte”. Em novembro de 2014 a Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) declarou a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

O evento também foi prestigiado pelo músico e mestre de capoeira Tonho Matéria. “Temos que agradecer primeiro a Jesus Cristo e depois à capoeira por tirar os meninos da marginalidade”, disse. Segundo Tonho Matéria, a expectativa com relação à frente “é que cuide do legado da capoeira, assim como crie ações afirmativas”.

Já Marcelo Gráuçar, presidente da Federação de Capoeira da Bahia (Fecaba), afirmou que “por meio da frente parlamentar temos avançado e conseguido o apoio para pleitos da federação”.

O vereador Hilton Coelho (PSOL) considerou “que por meio do trabalho conjunto temos alcançado resultados e com mais ‘musculatura’ alcançaremos um novo patamar na defesa da capoeira”.

A Frente Parlamentar em Defesa da Capoeira também conta com os seguintes integrantes: Marta Rodrigues (PT), que é vice-presidente, Téo Senna (PHS) e Sílvio Humberto (PSB).

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados