Palestra debate ausência da mulher negra nos museus de Salvador

Como parte da programação da 15º Semana Nacional de Museus, o Memorial Irmã Dulce (MID) promove nesta quarta-feira (dia 31), às 15h, no auditório das Obras Sociais Irmã Dulce (Avenida Bonfim, 161, Largo de Roma), a palestra O não dizível é o já dito: mulheres negras e o não lugar nos museus, ministrada pela museóloga Joana Flores Silva. Aberta ao público e com entrada gratuita, a apresentação vai debater a questão do não lugar das mulheres negras nos museus de natureza histórica de Salvador, discorrendo ainda sobre a ausência das discussões de raça, gênero e classe nas construções teóricas da Museologia.

“A abordagem vai na contramão do que é o ‘indizível’, visto que as formas estereotipadas de representar as mulheres negras nesses espaços trazem somente o retrato dos discursos produzidos no processo de construção de narrativas que ocultam e/ou invisibilizam determinados sujeitos em detrimento de enaltecer outros”, explica Joana, que traz o debate com base na sua dissertação de mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 2015. Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelos telefones 3310-1115 ou 3310-1261. As vagas são limitadas.

Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), a Semana Nacional de Museus traz nessa edição o tema Museus de histórias controversas: dizer o indizível em museus. A temporada cultural deste ano conta com a participação de mais de mil museus de todo o país e oferece mais de 3 mil atividades, a exemplo de visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes. A programação completa do evento está disponível no endereço guiadaprogramacao.museus.gov.br.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados