Artista baiano retrata o dia a dia do metrô de São Paulo em livro de poesias e ilustrações

Pietro Leal, autor do livro, lança campanha de crowdfunding para publicação do “Diário Sub Urbano”.

Pietro Leal, baiano da cidade de Ibicaraí, lança em São Paulo o projeto “Diário Sub Urbano”, que une ilustrações e poemas que retratam cenas e personagens do metrô paulistano. Com previsão de publicação para o segundo semestre de 2017, o livro ganhará versão impressa por meio de uma campanha de captação de recursos do site Catarse.

Após se mudar para São Paulo, em 2014, Pietro se viu encantado pela pluralidade inquietante da capital paulista, em especial pela rotina sobre trilhos. Ao percorrer as estações do metrô na Linha Verde, percurso que faz diariamente para o trabalho, e instigado pela mistura de cores, sons e personagens vistas no trajeto, dentro dos vagões ou nas plataformas de embarque e desembarque, o autor decidiu dar vida às histórias anônimas. Pietro encontrou nas ilustrações e versos a forma ideal, e mais discreta, para registrar aquele cotidiano. Assim, o “Diário Sub Urbano” começou a tomar forma.

Esse universo subterrâneo, tão tipicamente paulistano e comum na vida das pessoas, ganha retratos e também ilustra o dia a dia da metrópole. A cada viagem surgia um novo rosto estampando as páginas em branco, palavras se encontrando e dando vida a novos versos. O vagão lotado, o barulho dos trens que corta o silêncio, o sono de um rapaz ao lado, o bebê inquieto, o assento preferencial. Essas e tantas outras histórias serviram como inspiração para os desenhos e poemas do “Diário Sub Urbano”.

O livro, que possui prefácio assinado por Luiz Galvão, poeta e compositor do grupo Novos Baianos, amigo e parceiro musical de Pietro, traz em sua essência a criatividade comum a tantos baianos que se aventuraram na terra da garoa.

Financiamento coletivo

Para financiar o projeto, foi lançada uma campanha de crowdfunding por meio do site Catarse. A iniciativa visa arrecadar R$ 26 mil, com o intuito de viabilizar a impressão dos mil exemplares iniciais do livro, juntamente com o desenvolvimento e produção das recompensas.

Com nomes inspirados nas estações da Linha Verde do metrô, como Ana Rosa e Vila Madalena, as recompensas da campanha contemplam exemplares do livro, além de pôsteres, bottons, postais e também a possibilidade de assinar como apoiador do livro na contracapa da edição. “Além de criar um novo conteúdo com apelo urbano e um link artístico, minha ideia é usar a campanha de financiamento coletivo como forma de mobilização de pessoas e até mesmo empresas a apoiar novas formas de arte independente”, explica o autor.

Alguns trechos e novidades do livro podem ser acessados por meio do Instagram oficial: instagram.com/livrodiariosuburbano. Para colaborar com o projeto e conhecer as recompensas, basta acessar ao site de arrecadação: catarse.me/diariosuburbano.

Sobre Pietro

Multiartista e publicitário com 20 anos de mercado, Pietro Leal iniciou sua trajetória em Salvador, onde atuou em agências como Propeg e Eugênio, e também desenvolveu projetos gráficos para diferentes projetos culturais, como teatro, festivais e discos. Hoje, é diretor de arte e ilustrador da Hub Brasil, em São Paulo. Em paralelo ao trabalho na publicidade, liderou a banda Pirigulino Babilake durante 10 anos e hoje integra o projeto Baile da Massa Real, que se apresenta mensalmente na noite paulistana com o tradicional repertório baiano. Foto: Divulgaçao

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados