Artistas destacam qualidades da Concha um ano após reforma

Um ano após a reabertura da Concha Acústica, 240 mil baianos e turistas já se divertiram ao som da diversidade. De 13 de maio de 2016 até agora, foram realizados 66 shows de artistas como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Zé Ramalho, Nando Reis, Marisa Monte, entre outros. Para a reabertura do espaço, no ano passado, os Novos Baianos fizeram um grande reencontro. Neste sábado (13), Gal Costa apresenta seu trabalho, Estratosférica, e outros grandes sucessos em comemoração aos 12 meses da reinauguração.

Ícone não apenas da música, mas da cultura baiana, conhecido em diversas partes do mundo, Tonho Matéria afirma que a Concha foi seu passaporte. “A primeira vez que eu pisei na Concha Acústica foi em um festival chamado Fest in Bahia, junto com Salif Keita e com Araketu. Daquele momento em diante, a Concha me deu a possibilidade de ser respeitado dentro e fora da minha terra. Tanto que eu saí dali direto para fazer minha primeira turnê na Europa, em Zurique, e depois em Montreux. A Concha Acústica é a música, é a arte, é o espaço que nos agrega e que nos dá a possibilidade de existência enquanto artista”, ressalta o cantor.

A Concha é inspiração e ao mesmo tempo espaço para formação da nova geração de músicos, como Russo Passapusso, da Baianasystem. “Tenho momentos inesquecíveis na Concha, alguns deles foram assistir Nação Zumbi, Gilberto Gil, Lucas Santana, e outras pessoas que a gente se espelha muito. Foi ali que vi o primeiro momento disso, de quebrar a quarta parede, um palco que por si próprio já quebra a quarta parede”, afirmou o músico, referindo-se à proximidade entre os artistas e a plateia.

Passapusso dividiu o palco da Concha Acústica com Ney Matogrosso, nas comemorações dos 50 anos do Teatro Castro Alves. “Já nos ensaios com Ney, a gente começou a entender como era a postura dele diante da Concha e que ele era feito para aquele tipo de palco”. O músico ainda definiu a Concha como “o formato mais acolhedor que se pode ter do artista com o público, no sentido de se ecoar as palavras e principalmente no sentido de abraço no artista. Quando se está no público, você sente que consegue ter uma visão do artista privilegiada por todos os lados”.

O irreverente Magary Lord também elogia a Concha. “É um lugar mágico, traz artistas locais e de fora. A comunidade agradece, a gente é muito feliz por ter esse espaço. Ainda mais agora, que passou pela reforma e está completando um ano da sua reabertura. Está linda, eu tive a oportunidade de participar de alguns shows lá. A casa já recebeu tanta gente consagrada, Caetano, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, e é muito bom que esteja sendo preservada”.

Antônio Carlos dos Santos, o Vovô, presidente do Ilê Aiyê, destaca a localização do espaço. “A Concha é importante para a cultura da Bahia. Salvador é a cidade da música, mas tem poucos espaços receptivos como esse, com facilidade de acesso. É uma bola dentro do Governo do Estado ter recuperado e reinaugurado a Concha Acústica, porque as pessoas sempre se queixam dos espaços onde as apresentações são realizadas. A Concha é centralizada, bem localizada, um espaço privilegiado e para todos os artistas”.

Reforma

Com lugar para cinco mil pessoas, a nova Concha é a primeira fase do projeto Novo TCA. O Governo do Estado investiu R$ 80 milhões e o Ministério da Cultura outros R$ 10 milhões. O engenheiro de som Fernando Lima afirma que o espaço agora é adequado. “Eu participei dos festivais aqui na Concha como público. Eram misturadores de áudio, de oito canais, e duas caixas. Começamos a trabalhar com isso, foi evoluindo. Hoje os equipamentos ficam içados como deve ser. A gente consegue dispersar o som pela audiência. Temos novos camarins, o sistema de energia foi replanejado, a mesa de som, chamada House Mix, agora pode ter cobertura ou não”, explica.

Produtora do espaço, Irá Carvalho adianta algumas das atrações que vão movimentar a Concha Acústica ainda este ano. “No dia 26 de maio nós teremos Djavan, 10 de junho nós temos Ana Vitória, no dia seguinte é Jorge Vercillo e dia 16 de julho Zé Ramalho estará na Concha. Em julho ainda vamos ter Barão Vermelho e em agosto virão Milton Nascimento e Capital Inicial. Teremos uma programação extensa até o final do ano”, garantiu.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados