Estudante que ‘viralizou’ no País com discurso contra Pec da Morte participa de debate em Salvador

Ana Júlia Ribeiro, 16 anos, defendeu às ocupações nas escolas públicas durante depoimento na Assembleia Legislativa do Paraná em 2016. Ela vem à capital baiana para falar sobre ‘juventude e democracia’

Nesta sexta-feira (12), a estudante de 16 anos Ana Júlia Ribeiro – aquela que, ano passado, surpreendeu o Brasil com um discurso firme na Assembleia Legislativa do Paraná contra a PEC da Morte e a favor das ocupações nas escolas públicas – estará em Salvador para uma roda de conversa com os soteropolitanos.

Com o tema “Juventude em Ação: Educação e Democracia”, o encontro acontecerá no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória, às 18 horas, com a participação da vereadora Marta Rodrigues (PT) e dos secretários municipal e estadual de Juventude do PT, Andreza Silva e Matheus Maciel, respectivamente. A iniciativa de trazer Ana Julia para Salvador foi do Núcleo de Arte, Cultura e Comunicação na Comunidade (NACOM) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e contou também com o apoio da vereadora Marta.

A estudante ficou conhecida nacionalmente após um vídeo onde discursava na Assembleia Legislativa do Paraná ter viralizado na internet. De maneira contundente e emocionante, Ana Júlia frisou a importância das ocupações nos colégios públicos do País em protesto à PEC 55 e deixou muita gente com esperança na juventude para a plena efetivação da democracia no Brasil, mais direitos e justiça social

Como pauta específica, os estudantes reivindicaram a inclusão de artes (restrita ao 2.º ano) e de história (restrita aos 1.º e 3.º anos) em todo o ensino médio, além do arquivamento da PEC 55 que prevê congelamento dos investimentos públicos em saúde, educação e demais direitos básicos da sociedade pelos próximos 20 anos. Apesar dos protestos em todo país, a PEC foi aprovada no Senado.

“Ana Júlia é um exemplo da juventude brasileira que não se cala diante de tantos desmontes na educação e na saúde. Ela é uma prova de que os jovens e os adolescentes de hoje estão ligados na política, nas decisões que podem interferir na vida das pessoas. É uma garota que, assim como muitos de sua idade, sabem que o pensamento crítico nas escolas é fundamental para a democracia”, disse a vereadora Marta.

Filha de uma professora municipal e de um advogado, Ana Júlia pretende cursar Direito e diz ter se interessado pela leitura desde os 12 anos. Ela cita, por exemplo, o livro “O Mundo de Sofia” como um dos que lhe abriu os horizontes e mudou sua forma de pensar. “A medida provisória [que prevê a reforma do ensino médio] não vai ser a melhor coisa pra gente. Nós queremos um canal de diálogo, para que a gente possa participar dessa construção”, disse no discurso na Assembleia na época.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados