CPM Dendezeiros completa 60 anos com histórias de sucesso

Quem vê os estudantes do Colégio da Polícia Militar (CPM), unidade Dendezeiros, em Salvador, sabe que eles contam com um ensino de excelência. Completando 60 anos em 2017, a instituição é responsável atualmente pela formação de 1,7 mil estudantes, nos ensinos fundamental I e II e médio. Diversos ex-alunos, já no mercado de trabalho, conquistaram carreiras de destaque.

Em breve, um documentário sobre a trajetória do colégio será lançado pela Polícia Militar na fanpage da corporação. Uma das histórias que chamam a atenção entre os ex-alunos do CPM é a de José Carlos Gallo, recordista sul-americano de lançamento de dardos. “Eu fui três vezes campeão sul-americano e seis vezes brasileiro. Sou fisiologista e formado em Engenharia de Minas, Educação Física, Fisioterapia e Nutrição. Dou muitas palestras. Fui personal [trainer] da Xuxa, Deborah Secco, Daniela Mercury e Luma de Oliveira. O CPM me deu disciplina e foi tudo na minha vida em termos de não me contentar com pouco e sempre buscar ser o primeiro, além dos valores éticos e morais que aprendi dentro do colégio e passei para meus filhos”.

Também ex-aluno do CPM, o chef Fabrício Lemos descobriu a gastronomia nos Estados Unidos e está à frente do Restaurante Origem, localizado no Caminho das Árvores. “Do Colégio da Polícia Militar, eu trago toda a parte do comprometimento, de acordar cedo, ser pontual, íntegro e sempre projetar e planejar o amanhã. No CPM, a gente sempre deixava a roupa passada, limpava cinto e sapato para começar o dia seguinte. Então, eu aprendi a projetar resultados já lá no CPM. Hoje utilizo isso aqui no restaurante”, afirma o chef.

Fabrício lembra da importância de ser o ‘xerife’ da turma. “É um aprendizado sobre liderança. Sobre não ter medo de responder, de falar o que é certo ou errado ou até ajudar pessoas a encontrar o seu caminho. É o que eu faço aqui no Origem. Eu formo pessoas e uma das vantagens de ter passado pelo CPM é que eu consigo colocar isso em prática. Os funcionários me entendem, não me veem como carrasco porque eles enxergam o resultado de ter uma vida disciplinada”.

Primeira turma

Aos 75 anos, Heraldo Rocha sente orgulho de confundir a própria história com a trajetória do colégio. Além de integrar a primeira turma, ele participou de eventos como a primeira olimpíada da unidade e muitas competições de esportes. Já na fase adulta, formou-se professor de matemática, ensinou na instituição e perdeu as contas de quantos alunos do CPM passaram por suas classes.

A escola possui diversas áreas, entre laboratórios, quadra e salas de aula. Os alunos estão sob os olhares atentos dos cerca de 170 funcionários, entre civis e militares. “A minha vida toda foi calçada no colégio. Vim na adolescência, passei a idade adulta, estou passando a ‘melhor idade’ e convivendo. O CPM é o meu mundo, minha vida, porque quando somos alunos, nós aprendemos a comandar, a dirigir. Muita coisa que faço hoje eu aprendi aqui”, conta seu Heraldo.

Ele acrescenta que comemora “tudo isso junto com a escola, me emociono com todas as celebrações. Eu tive o prazer de participar da comissão da festa dos 25 anos, dos 50 anos e estou na comissão dos 60 anos. Quero comemorar também os 100 anos do CPM, se Deus assim permitir”.

Carreira militar

Tem ex-aluno de seu Heraldo que optou pela carreira militar e hoje é também inspiração para os jovens alunos, como o diretor PM, o tenente-coronel Nilton Machado. “Ingressei no CPM em 1983 e, sem dúvida, a minha passagem por aqui influenciou na minha escolha para me tornar um policial militar. No colégio, eu ainda pude fortalecer os valores que eu trouxe de minha casa, com meus pais, como a disciplina, a ética, a solidariedade, o respeito aos professores e a hierarquia. Aqui respeitamos as diferenças, temos apreço pelo próximo. Tudo isso fez com que eu escolhesse ser PM”, explica o tenente-coronel.

Esses valores ensinados no CPM são um diferencial. É o que acreditam os profissionais envolvidos com a educação na instituição, como o diretor SEC [Secretaria de Educação], o professor Luciano Guimarães. “Como um jargão, aqui cultivamos ‘a honra, o dever e a retidão’, valores extremamente importantes não só dentro dos muros, mas para o dia a dia do jovem. Esse é um diferencial reconhecido inclusive no mercado de trabalho, é a prova de que aqui trilhamos um caminho de sucesso não só para a instituição, mas também para o aluno. O resultado é a formação desses estudantes como verdadeiros cidadãos, independente do caminho que escolham seguir, como militares ou instituições de ensino superior”.

Ex-aluna do CPM e hoje servidora do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, a soldado Fernanda Dorneles, 36, pretende, quando chegar a hora, matricular a filha de seis anos no COM Dendezeiros. “Trago lembranças maravilhosas, professores que contribuíram muito com minha carreira acadêmica. Sou formada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal [da Bahia], com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e recentemente concluí outra graduação em Pedagogia. Tenho grandes amigos, promovemos encontros, mantemos contato, nos reunimos. O CPM trouxe isso para mim, de entender os valores humanos e as amizades, que hoje é o que mais nos falta: construir o amor entre as pessoas. O CPM é isso”.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados