Mestre Dedé recebe Medalha Zumbi dos Palmares

Através de uma proposição parlamentar de autoria do presidente da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, vereador Sílvio Humberto (PSB), Ailton Fiuza da Conceição, o mestre Dedé, recebeu a medalha Zumbi dos Palmares. A honraria é concedida a “pessoas atuantes no combate ao racismo, discriminação e intolerância na cidade de Salvador e no estado da Bahia”, conforme determina a Resolução 1.557/2005.

“A capoeira tem um papel histórico e ainda nestes dias de hoje na luta da resistência do povo negro. E mestre Dedé é um formador de mestres e educador neste sentido”, afirmou o parlamentar.

Coordenador do Grupo de Capoeira Quilombola, que tem 44 anos de existência, mestre Dedé também é educador e tem um papel fundamental na proposta pedagógica da Escola Municipal Órfãos de São Joaquim.
Também presente à solenidade, Vovô do Ilê salientou que “a capoeira é o mais importante fator de divulgação do Brasil no exterior e da língua portuguesa. Entretanto, não tem o reconhecimento necessário por parte dos governantes”.

Em seu discurso, mestre Zezé destacou que “Zumbi dos Palmares representa para o povo negro os conceitos de independência e liberdade”. Ele também ressaltou que “todo espaço que consegui foi através da capoeira. Agradeço a presença de todos e também ao vereador Sílvio Humberto por esta honraria. Um axé para todos”. De forma lúdica, ele ressaltou cantarolando que a “capoeira está no sangue”.

Também presente à sessão, a vereadora Marta Rodrigues (PT) frisou que “o brilhantismo de mestre Dedé trouxe à esta Casa uma plateia de grandes mestres da capoeira”. Também lotaram as galerias do Plenário Cosme de Farias alunos do Grupo de Capoeira Quilombolas e militantes do movimento negro e de instituições de inclusão social.
A programação cultural ficou por conta de uma apresentação de Tonho Matéria; interpretação de Virgínia Rodrigues e performance do Grupo de Capoeira Quilombolas.

A Mesa também foi composta por Neilton Moreira (mestre China).

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados