Fim de semana tem previsão de chuva e temperaturas mais amenas no litoral

As condições do tempo na Bahia para os próximos dias, incluindo sábado (6) e domingo (7), vão continuar sendo influenciadas por dois sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Uma massa de ar quente e seco predomina na faixa centro-oeste e norte, o que deve manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Além de deixar o tempo seco, a permanência da massa de ar influencia nas temperaturas dessas regiões. Com a pouca nebulosidade, os índices ficam mais elevados durante o dia, especificamente no período da tarde, quando as máximas podem chegar aos 36°C em algumas localidades. Já durante a madrugada e nas primeiras horas da manhã, estes índices diminuem, podendo chegar a mínimas de até 18°C.

Por outro lado, na faixa centro-leste, são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que influenciam o tempo, mantendo o céu encoberto e chuvoso. Um sistema de alta pressão sobre o oceano, próximo à costa do sudeste brasileiro, também intensifica estes ventos, resultando em mais umidade e, consequentemente, mais chuvas para algumas regiões, a exemplo das localidades mais próximas ao litoral.

Mesmo com a previsão de céu encoberto e chuvoso nessa faixa da Bahia, as temperaturas ainda se mantêm elevadas, com máximas variando entre 29°C (na Chapada Diamantina e sudoeste) e 34°C (no nordeste). Temperaturas mais amenas também são esperadas em algumas localidades, a exemplo das áreas serranas da Chapada Diamantina e sudoeste, onde as mínimas podem chegar aos 15°C (menores índices previstos para o período no estado).

Em cidade de Salvador e região metropolitana, também são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que devem manter o céu encoberto e chuvoso nos próximos dias. Ainda assim, as temperaturas na capital baiana continuam elevadas, com valores variando entre mínimas de 22°C e máximas de 31°C.

Maré e radiação

No período entre sexta (5) e domingo (7), a maré deve atingir a altura máxima entre 0h e 2h e entre 12h e 14h, com valores variando de 1,7 a 2,6 metros. Já as alturas mínimas devem ser registradas no período entre 6h e 8h e entre 18h e 20h, com valores variando de 0,4 a 0,9 metro. As ondas devem ter agitação moderada a fraca, com altura máxima podendo chegar a 2,5 metros.

Na segunda metade do outono, as características da estação são semelhantes às do inverno, com temperaturas mais amenas e chuvas de fraca intensidade, mas de longa duração. Também há uma redução na incidência de radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s). Mesmo assim, este índices continuam elevados, a exemplo dos que estão previstos para o período entre sexta (5) e domingo (7), quando devem variar de 8 a 10 em toda a Bahia.

Esses valores são classificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na categoria ‘muito alta’, o que requer cuidados quanto à exposição prolongados à radiação solar, principalmente das 10h às 16h. Para evitar danos à saúde, é recomendado o uso de protetor solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupas leves.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados