Prefeitura promove plantio de árvores em praça no Itaigara

Ipê, pau-brasil, sibipiruna, pau-ferro e arbustos diversos ganharam espaço na nova Praça Myriam Fraga, no bairro do Itaigara, nesta quarta-feira (4). Cerca de 20 estudantes, com idades entre 3 e 10 anos, participaram do plantio de aproximadamente 70 mudas, com o objetivo de aumentar a cobertura vegetal da cidade, preservar o bioma da região e promover a integração da comunidade com o meio ambiente. A ação faz parte da Caravana da Mata Atlântica, promovida em caráter piloto pela Secretaria Municipal da Cidade Sustentável e Inovação (Secis).

A iniciativa conta com participação da comunidade e busca ser mais um canal de conscientização dos pequenos cidadãos acerca da importância da preservação da natureza para a humanidade. “Criamos este trabalho junto aos estudantes para que eles possam entender a importância do amor pela natureza. Muitas dessas crianças nunca tinham plantado uma árvore e não possuíam noção do quanto isso é transformador na vida”, afirmou o titular da Secis, André Fraga.

O secretário revelou ainda que outros bairros da capital baiana serão contemplados com a iniciativa. “No final de maio lançaremos o programa de forma oficial e divulgaremos o cronograma de ações. Queremos aproveitar esse período para ampliar a arborização da cidade, de forma a garantir um custo menor de manutenção e obter um crescimento mais rápido dessas mudas com as chuvas”, completou.

Residente no bairro há mais de 30 anos, o vice-presidente da Associação de Moradores do Itaigara, Reinaldo Mauro, comemorou a iniciativa. Ele afirmou que, após a construção da praça e da nova arborização, os habitantes terão ainda mais opções de lazer e interação. “Acredito que este espaço se tornará um local ideal para encontros e lazer. A participação dos alunos no plantio é uma mostra de que devemos preservar o que ainda temos. De nossa parte, nos comprometemos a realizar um trabalho de conscientização e manutenção desse presente”.

Ângela Fraga, filha da escritora falecida em 2016 e que dá nome à praça, recebeu com emoção a notícia de que o nome de sua mãe estaria associado à iniciativa. “O plantio de árvores e uma coisa simbólica, porque significa o renascimento de um espaço. Ver uma praça ser batizada com o nome de minha mãe e ter ações desse tipo são presentes muito preciosos”, afirmou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados