Espaço de Leitura 2 de Julho é inaugurado no Parque São Bartolomeu

As crianças e adolescentes do Subúrbio Ferroviário de Salvador passam a ter uma nova opção de lazer e estudo com a inauguração do Espaço de Leitura Infanto-Juvenil 2 de Julho, nas instalações do Centro de Cultura e Cidadania, localizado no interior do Parque São Bartolomeu, na tarde desta quarta-feira (26).

No espaço, eles têm acesso a mais de 1,5 mil livros, que formam um acervo cedido pela Fundação Pedro Calmon (FPC), instituição vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O serviço gratuito é oferecido de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. “A leitura permite que as pessoas viajem para vários lugares e tenham contato com temas importantes para sua formação como indivíduo. O conhecimento, sem dúvida, é transformador e vai expandir o horizonte destas crianças”, afirma o chefe de gabinete da FPC, Ary da Mata.

Destinado ao público de 5 a 15 anos, o Espaço de Leitura será coordenado pela Biblioteca de Extensão (Bibex). Ele se une a outros 50 já existentes na capital e que promovem ações de incentivo à leitura por meio da ludicidade e das artes. “São vários objetivos entorno desta ação. Nós visamos promover acesso à informação e à cultura em comunidades carentes, criar e fortalecer hábitos de leitura, além de proporcionar oportunidades para desenvolvimento criativo e pessoal”, explica a diretora da Bibex, Silvia Sacramento.

Para as mães que participaram da inauguração da unidade, o contato com literatura será útil para o desenvolvimento dos filhos. “Vai ajudar muito, principalmente no comportamento e desempenho na escola. Meus filhos são incentivados a ler em casa e vão se desenvolver ainda mais com o apoio do Espaço de Leitura”, comenta a dona de casa Elaine Pinto das Neves, mãe de três crianças que frequentam atividades educativas no Centro de Cultura e Cidadania.

A unidade é resultado de um convênio firmado entre as secretarias de Cultura (Secult) e Desenvolvimento Urbano (Sedur). Vinculada à Sedur, a Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) cedeu o espaço. A inauguração incluiu apresentações artísticas e culturais, como capoeira. O Núcleo Pirajá do Neojiba também se apresentou com as orquestras de flauta e percussão.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados