Na luta pela vida, jovem ireceense dá lição de fé e otimismo

Diagnosticada com leucemia, Jaciara Dourado compartilha sua experiência nas redes e destaca importância da solidariedade.

“Será se beleza está somente no sorriso, na pele, no externo? Eu há um tempo atrás achei que sim! Mas aí, DEUS veio me mostrando que além de tudo isso, existia algo ainda mais fascinante… O Amor, o cuidado que as pessoas que a gente gosta e também gostam da gente, tem por nós”. As palavras são da jovem Jaciara Dourado, 26 anos, estudante universitária de Irecê diagnosticada com Leucemia Linfoide Aguda (LLA), um tipo de câncer que atinge os leucócitos (células brancas do sangue) e que começa na medula óssea. “Tudo começou com um cansaço inexplicável, muito sono… O cansaço chegava a doer. Logo depois surgiram umas manchinhas vermelhas nas pernas (…) Depois umas manchas grandes roxas parecendo pancadas”, relembra Jaciara, em conversa com a reportagem do Sertão Baiano.

Os primeiros sintomas surgiram em janeiro deste ano, quando ela chegou a ser internada no Hospital Regional de Irecê, onde recebeu “oito bolsas de sangue e 14 de plaquetas”. Ainda sem diagnostico, foi transferida para o Hospital Roberto Santos, em Salvador, lá obteve a confirmação definitiva do LLA. “Só então fui regulada para o Hospital Aristides Maltez”, relembra. O tratamento teve início logo em seguida, com sessões de quimioterapia. A expectativa é de que ela seja submetida a quatro ciclos para destruir as células malignas. “Estou confiante que não precise de transplante de medula… Espero reagir bem, assim como no primeiro ciclo, que não tive reações”.

Internada há cerca de 60 dias, Jaciara Dourado tem usado o Facebook para compartilhar informações sobre o tratamento e para incentivar as pessoas a doarem sangue e medula óssea. Além disso, ela também quer mostrar a outras pessoas que lutam contra o câncer que a coragem e o amor são elementos essenciais na luta pela vida. “Todos nós estamos vulneráveis… Mas, temos que enfrentar isso”, afirma, com lucidez e ternura, a jovem que após concluir o tratamento e ficar completamente curada pretende ser voluntária em hospital que trate de crianças com câncer. “Quero ajudar de alguma forma”. (Daniel Pinto / Sertão Baiano) Foto: Reprodução Facebook

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados