Salvador: Cezar Leite propõe mês para prevenção de doenças renais

O Projeto de Lei nº 66/2017, de autoria do vereador Cezar Leite (PSDB), que tramita na Câmara Municipal de Salvador, visa instituir oficialmente, no calendário da cidade, o Mês de Conscientização e Prevenção das Doenças Renais.
Se a proposta for aprovada em plenário, atividades que promovam o conhecimento sobre as doenças renais, formas de prevenção, diagnóstico e tratamento deverão ser realizadas anualmente, sempre no terceiro mês do ano.
No Dia Mundial do Rim, 9 de março, são realizadas ações com objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção das doenças renais.

Epidemia silenciosa

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam que nos últimos 10 anos o número de pacientes cresceu 71%, enquanto o de unidades de diálise aumentou apenas 15%.
Segundo Cezar Leite, a doença renal crônica é considerada uma epidemia silenciosa, o que eleva a importância de medidas preventivas: “É uma forma simples de prevenção, que pode salvar vidas e tirar pacientes das grandes filas de transplantes ou diálise”.

O projeto também visa incitar iniciativas de apoio aos renais crônicos, assim como políticas públicas direcionadas à saúde renal. “Precisamos estimular ações educativas que envolvam a prevenção de doenças renais”, completou Cezar Leite, que é médico do Sistema Único de Saúde e especialista em cirurgia vascular. Foto: Antonio Queirós

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados