Jovens do Primeiro Emprego começam a trabalhar em escolas

Os 20 jovens de Salvador egressos da Educação Profissional selecionados por meio do Programa Primeiro Emprego, do Governo do Estado, para trabalhar nas escolas da rede estadual de ensino, já estão atuando em suas áreas de formação. Eles foram contratados, com carteira assinada, pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), uma das instituições responsáveis por executar o programa na área da gestão pública estadual.

Os beneficiados são técnicos, em sua maioria, das áreas de Administração, Logística e Informática, que concluíram os cursos em unidades escolares e Centros de Educação Profissional do Estado. Antes de exercerem suas funções em seus respectivos locais de trabalho, os jovens participaram de um seminário de acolhimento, realizado no início do ano, na sede da Secretaria da Educação do Estado, quando receberam orientações sobre as rotinas de trabalho.

O técnico em Rede de Computadores, Luis Junio Freitas Araújo, 21 anos, está trabalhando no Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula. Ele se formou no final de 2015, no Centro Estadual de Educação Profissional em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaias Alves (Ceep), no bairro do Barbalho, em Salvador. “É muito gratificante poder trabalhar com o que a gente gosta, exercendo a nossa profissão para a qual estudamos. Aqui, na escola, estou colocando em prática tudo o que aprendi no curso, pois faço a manutenção nos computadores, o controle da rede de internet e outros serviços da área”, afirma Araújo.

Segundo a vice-diretora do colégio, Soneide Cardoso Luz, o jovem está contribuindo muito com o seu trabalho na unidade. “Ele é muito organizado, assíduo e cumpre todos os seus deveres. Dá para perceber que, de fato, absorveu os conhecimentos no curso e divide isso com a gente, pois também estamos aprendendo com ele no dia a dia”.

Para a técnica em Informática, Ana Luisa Santos Conceição, que se formou em 2015, no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, esta é uma grande oportunidade. Ela está trabalhando no Colégio Monsenhor Manoel Barbosa, localizado no Marback. “Fui muito bem recebida pela comunidade escolar e estou gostando muito de trabalhar aqui. Além de exercitar a prática profissional, também estou adquirindo outros conhecimentos através da rotina da escola”.

Inscrição e seleção

Para participar do programa e ter a primeira experiência profissional, os estudantes que estão concluindo os cursos técnicos de nível médio e egressos, até o ano de 2015, nas unidades escolares ou nos Centros de Educação Profissional do Estado, devem se inscrever no Portal da Educação, disponibilizando dados como telefone, e-mail e endereço. A outra alternativa para se cadastrar no Primeiro Emprego é ir direto na unidade escolar onde está matriculado ou concluiu o curso técnicos de nível médio.

O programa é promovido pelo Governo do Estado e representa uma ação social de combate ao desemprego dos jovens. Além da oportunidade de trabalho, também melhora o aprendizado, pois o preenchimento das vagas depende do desempenho escolar dos estudantes. Eles são selecionados por curso e município com base em um ranking, de acordo com a performance escolar durante a formação profissional.

A meta do programa é oferecer nove mil vagas até 2018. Quatro quatro mil jovens já foram convocados, até o momento. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo. Nos órgãos estaduais, o contemplado recebe o salário mínimo e tem direito a benefícios como plano de saúde (Planserv), vale-transporte e alimentação. Em ambos os casos, os estudantes terão suas carteiras de trabalho assinadas e todos os direitos garantidos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados