Salvador pode ter quadra oficial de futebol de cinco adaptada para deficientes visuais

Com sua luta por uma Salvador Mais Inclusiva, o vereador Cezar Leite já obteve mais uma vitória. Na manhã desta terça-feira, ele levou pessoalmente o seu projeto nº 279/17, que indica a adoção de medidas necessárias para construção de uma quadra adaptada ao Futebol de Cinco em local estratégico da cidade de Salvador, para o secretário de Trabalho, Esportes e Lazer, Geraldo Junior.

O projeto já aprovado pela Câmara Municipal e elogiado pelo prefeito ACM Neto, ganhou o comprometimento da Secretária de Trabalho, Esportes e Lazer e deve ser executado em breve.

Considerando que o Futebol de Cinco é exclusivo para cegos ou deficientes visuais e que a Bahia sempre foi uma potência na prática desse esporte, incentivado pelo Instituto de Cegos da Bahia, sendo heptacampeão nacional, o projeto do vereador Cezar Leite será um grande passo para Salvador Mais Inclusiva. ” A Copa Brasil de Futebol de Cinco – Série A, será realizada em Salvador neste ano de 2017, através de um acordo entre a Confederação Brasileira de Deficientes Visuais e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do estado, que ocorrerá no Ginásio de Cajazeiras, que deverá passar por adaptações para receber o evento. Esta nova quadra será uma iniciativa importante para os atletas da cidade”, ressalta Cezar Leite.

O Futebol de Cinco da Bahia já cedeu jogadores como Jefinho e Cássio para a Seleção Brasileira que ganhou ouro nas Paraolimpíadas disputadas no Rio de Janeiro. A Seleção Brasileira de Futebol de Cinco também foi campeã nas olimpíadas de Londres (2012), Pequim (2008) e Atenas (2004), quando o esporte passou a fazer parte dos jogos.

As partidas de futebol de cinco acontecem em quadra de futsal adaptada ou em campos de grama sintética adaptados e que diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de cinco são silenciosas e em local sem eco. A bola utilizada possui guizos internos para que os atletas consigam localizá-la e que a torcida só pode se manifestar na hora do gol, sendo eles auxiliados apenas pela audição, pelo chamador, pelo goleiro e pelo técnico.

Até o momento, no Município de Salvador não existem quadras adaptadas ao Futebol de Cinco. O time da cidade treina em quadras cedidas pelo ICEIA e UNIME, as quais não são adaptadas.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados