Salvador vai ganhar primeiro Centro de Iniciação ao Esporte

Começarão, em breve, as obras para construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIEs) de Itapuã. A ordem de serviço para início das construções foi assinada nesta sexta-feira (31) pelo prefeito ACM Neto, no local onde será instalado o equipamento (Rua da Ilha, s/n), e integra o pacote de medidas em comemoração ao aniversário de 468 anos de Salvador. O equipamento será multiuso, voltado para a iniciação e ao esporte de alto rendimento, estimulando a formação de atletas em áreas de vulnerabilidade social. O segundo espaço será construído em São Marcos, na Avenida São Rafael.

Na solenidade, que contou com apresentações de taekwondo e boxe, o prefeito reconheceu a transformação social que é promovida através do esporte. “É possível vencer na vida e levar esperança ao coração das pessoas através do esporte. Temos investido nessa área porque sei que uma galera enorme de jovens da nossa cidade, quando tem os seus corações tocados pelo esporte, saem da rua, saem dos vícios”, completou o gestor. Como forma de agradecimento pela instalação do equipamento esportivo da comunidade, ACM Neto recebeu, através do membro da Federação de Taekwondo da Bahia, Carlos Sidrônio, o título honorário de faixa preta em taekwondo.

As unidades de Itapuã e São Rafael terão a mesma estrutura: ginásio poliesportivo, com arquibancada para 195 pessoas, além de área de apoio, com administração, sala de professores e técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário. Serão investidos mais de R$ 6 milhões nos dois equipamentos, com recursos do Ministério dos Esportes e uma contrapartida do município, num espaço de 2,5 mil metros quadrados, sendo 1,6 mil metros quadrados de área construída. O prazo previsto por contrato é de seis meses a partir da ordem de serviço.

O espaço será adequado para a prática de diversas modalidades olímpicas, a exemplo de basquetebol, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo e vôlei. Também haverá adaptações para práticas de modalidades paraolímpicas, a exemplo do judô e voleibol sentado. As modalidades não-olímpicas que poderão ser praticadas nos CIEs são futsal e capoeira. Serão beneficiadas crianças entre 6 e 16 anos, através de projetos de iniciação esportiva realizadas nas duas comunidades.

A proposta com a construção desta estrutura é desenvolver o senso crítico e a autonomia de crianças e adolescentes, a sociabilidade e o bom convívio entre aqueles em situação de risco; estimular habilidades e coordenação motoras; disseminar os conceitos da cidadania, do respeito ao próximo, ao patrimônio público e à vida de forma geral; estabelecer um vínculo entre os espaços construídos e as comunidades de origem dos beneficiados; e alcançar o respeito e o carinho da sociedade pela certeza de estar executando um projeto de relevância social, cultural e esportiva no município.

O modelo de gestão a ser implementado pelo município prevê a participação efetiva da comunidade, priorizando a realização de atividades em conjunto com as escolas, clubes, federações e associações. Nesse sentido, buscará a construção de uma agenda unificada em que cada parceiro seja envolvido na programação geral das atividades desenvolvidas. “Com os centros prontos, esperamos desenvolver o senso crítico e a autonomia de crianças e adolescentes, explorar a sociabilidade e o bom convívio entre grupos, além de lapidar o lado atleta de cada um”, afirma o secretário de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), Geraldo Júnior.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados