Periperi ganha escola de alto padrão após demolição de estrutura antiga

Os 50 anos de uso do antigo Centro Educacional do bairro de Periperi, na Rua Rosalvo Barbosa Romeu, s/n, deixaram marcas profundas no imóvel. A ação do tempo foi tão cruel que resultou em anos de sofrimento para professores, funcionários e alunos, devido aos constantes alagamentos em época de chuva e má infraestrutura. A demolição da unidade escolar, em outubro de 2015, resultou em um sonho realizado com a Escola Municipal de Periperi completamente reconstruída em alto padrão pela Prefeitura. A entrega foi realizada nesta terça-feira (28), em cerimônia que contou com as presenças do prefeito ACM Neto, da secretária municipal da Educação, Paloma Modesto, demais autoridades e comunidade escolar.

Em discurso, o prefeito destacou que hoje a comunidade recebe uma escola nova, confortável e bonita, dentro da programação pelo aniversário de 468 anos de Salvador. “Desde sempre acreditei que essa cidade só deixará de ser desigual com uma educação de qualidade para as nossas crianças. O trabalho feito na educação está no caminho certo”, ressaltou. O prefeito também lembrou que, antes de 2013, apenas 23% do orçamento municipal era aplicado em educação, valor inferior ao exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 25%. Atualmente, a Prefeitura já chega a investir no setor 28% do seu orçamento.

A diretora da unidade, Marli Bispo, declarou que a requalificação do espaço é um sonho realizado, pois o local sofria com alagamentos nos períodos chuvosos e há muito tempo a comunidade ansiava por esta intervenção. “Essa ação resgata a força e a determinação de uma comunidade comprometida com a Educação”, completou Marli. Com a reforma, a escola passa a atender a 1.072 alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e ainda há vagas disponíveis para ingresso na unidade.

A secretária Paloma Modesto ressaltou a importância do equipamento completamente renovado para a comunidade escolar e afirmou estar muito feliz pela entrega do espaço ter sido realizada no período em que é comemorado o aniversário de Salvador. Ela também afirmou que ainda haverá muito trabalho pela frente, mas esse momento é de celebrar e agradecer a todos pelo empenho, principalmente a comunidade escolar.

Foram investidos na reconstrução da unidade R$ 2,1 milhões. A Escola Municipal de Periperi passa a contar com dois pavimentos, pátios cobertos, playground, 20 salas de aula, sanitários, inclusive com adaptação para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de diretoria, secretaria, cozinha, despensa, lavanderia, área de serviço, entre outros espaços. Com a nova estrutura, será possível receber até 1,6 mil alunos – o dobro da capacidade da estrutura antiga.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados