‘O debate favorável ao Escola Livre mostrou que o povo quer o pensamento crítico nas escolas’, diz Marta Rodrigues

A vereadora Marta Rodrigues (PT) contou nesta terça-feira (21) com o reforço de dezenas de professores que estiveram no plenário da Câmara Municipal para apoiar o projeto de lei de autoria dela, Escola Livre, que visa garantir a liberdade de expressão e o pensamento crítico nas salas de aula das escolas de Salvador.

Na sessão, denominada de Super Terça – dia da semana escolhido para discussão de projetos considerados polêmicos -, a vereadora destacou que o projeto Escola Sem Partido, apresentado pelo vereador Aleluia (DEM), é uma demonstração do pensamento retrógrado e atrasado de grupos conservadores que querem impedir a formação de cidadãos com senso crítico e capacidade de interpretação. “O que eles querem é que as crianças se tornem adultos sem criticidade.
A formação de cidadania não é benéfica para eles. Preferem pessoas sem conteúdo, incapazes de debater, para que possam manipular com mais facilidade. Para eles, a educação de qualidade não é importante”, disse.

Segundo Marta Rodrigues, o projeto Escola Livre tem o propósito de reforçar a pluralidade de ideias e liberdade de expressão nas salas de aula, princípios já garantidos pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes Básicas da Educação.

A petista destaca que a presença de professores e de pessoas contrárias às mordaças em docentes representam diversos setores da sociedade e mostrou aos vereadores da Casa que a população quer educação de qualidade, com formação de cidadania. “Foi um debate importante porque mostra que o povo não é favorável à essa tentativa inconstitucional de impedir que professores manifestem seu pensamento em sala de aula. O projeto do vereador Aleluia desrespeita não só a classe de professores como a inteligência e o direito de crítica da população”, acrescentou. O projeto Escola Livre teve o apoio de toda a bancada de oposição.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados