Salvador: vereadoras reforçam luta pelo empoderamento feminino

A necessidade de promover o empoderamento feminino nos mais diversos espaços de poder foi destacada pelas vereadoras da Câmara Municipal de Salvador em declarações pela passagem do 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Unanimemente, as legisladoras soteropolitanas destacaram os avanços alcançados ao longo da história, mas admitiram que o caminho a ser percorrido ainda é muito difícil, especialmente por conta do machismo e do preconceito.

Em homenagem às mulheres, o presidente Leo Prates (DEM) formou uma mesa completamente feminina durante a sessão ordinária desta terça-feira (7), presidida pela ouvidora substituta Cátia Rodrigues (PHS).

Uma série de debates sobre a temática será realizada pela Câmara no mês da mulher. O “empoderamento feminino” é a pauta principal da audiência pública que será realizada na próxima sexta-feira (10), às 14h, no Edifício Bahia Center. Outras duas sessões especiais, promovidas pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, estão programadas para os dias 17 e 23.

Presidente do colegiado feminino da Casa, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) alertou para o crescimento dos registros de casos de violência contra as mulheres e cobrou ações por uma sociedade mais igual.

“Apesar do crescimento da representação feminina nesta Casa, ainda é muito pouco. Somos 18% do total de vereadores da Câmara de Salvador, cidade formada em sua maioria por mulheres. Avançamos, mas precisamos de muito mais, inclusive na elaboração de políticas públicas. Mesmo com a Lei Maria da Penha, a realidade da violência tem mudado muito pouco. Precisamos trazer esse debate para a Casa”, afirmou Aladilce.

Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e ouvidora-substituta, Cátia Rodrigues (PHS) também alertou sobre a necessidade de combater o machismo e conquistar espaços. “Temos conquistado muito, mas o caminho ainda é muito longo. Precisamos melhorar em vários aspectos. Na representação política e no mercado de trabalho ainda estamos muito aquém do que deveríamos. Mas com a união e a luta pela conscientização, tenho a certeza de que chegaremos lá”, opinou.

Presidente do Partido da Mulher Brasileira em Salvador, a ativista da causa animal Ana Rita Tavares aproveitou para saudar “as guerreiras” da cidade. “Nosso desafio é atrair mais mulheres para políticas, porque elas, com a sensibilidade que têm, mostram que possuem condições de trabalhar lado a lado para melhorar as condições de vida da nossa população. Minha saudação especial é para as protetoras de animais, que batalham pelos bichos negligenciados pelos poderes públicos”, disse.

Luta contra o machismo

A vereadora Ireuda Silva (PRB) também acha a atual representação feminina na Câmara de Salvador muito tímida. A legisladora defende uma intensa luta contra a cultura machista: “Também é muito importante que os homens sejam acometidos pela sensibilidade feminina e que, enfim, abram espaço para as mulheres no poder”.

Otimista, a vereadora Lorena Brandão (PSC) vê como “positiva” a composição da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres. “Sem nenhum homem, né? Estou muito esperançosa que esse colegiado seja muito efetivo, participativo, e que traga projetos importantes para a cidade”, pontuou.

Defensora das causas animal e ambiental, a vereadora Marcelle Moraes (PV) também parabenizou as protetoras de animais, que, segundo ela, são exemplos de força, dedicação e amor. “Ser uma protetora de animais é um dom de Deus. Mulheres ativistas da causa animal vieram ao mundo com uma missão de vida, que é cuidar dos nossos anjos de quatro patas e espalhar lição de vida e compaixão para o mundo”, afirmou.

A vereadora Marta Rodrigues (PT) chamou a atenção para as reformas Trabalhista e da Previdência. Para a legisladora, os projetos que tramitam no Congresso Nacional sobrecarregam ainda mais o público feminino. “Querem tratar como iguais as mulheres que historicamente foram tratadas de forma desigual. Não é possível isso. Precisamos nos mobilizar para evitar que percamos os direitos que foram conquistados a duras penas”, afirmou.

Resgatar a dignidade de mães de família e vítimas da sociedade machista é uma missão que, segundo a vereadora Rogéria Santos (PSC), deve ser abraçada por todos os cidadãos. “Talvez as dificuldades que iremos enfrentar sejam bem menores do que as que foram enfrentadas pelas mulheres que lutaram pelos nossos direitos. Mas, no longo caminho que temos pela frente, precisaremos de muito trabalho e dedicação por uma sociedade mais igual”, finalizou.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados