Crianças de escola municipal aprendem sobre a importância de cuidar da cidade

Proporcionar meios de cuidar do meio ambiente e de manter a cidade limpa através do consumo consciente e do descarte correto de resíduos sólidos. Foi esta a proposta do encontro promovido pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), através da Coordenação de Educação Ambiental, nesta sexta-feira (20), com 90 crianças da Escola Municipal Carlos Murion, sediada no Centro Espírita Cidade da Luz, em Pituaçu.

Através de duas palestras interativas – uma matutina e outra vespertina – com recursos lúdicos como a exibição de um filme sobre descarte de lixo, as crianças aprenderam sobre a atuação e importância do trabalho desenvolvido pela Limpurb na cidade, além de assuntos como coleta seletiva, ideias de como separar o lixo seco do molhado e os princípios de: reduzir, reutilizar e reciclar.

Apesar de ser jovem, a estudante Maria Luíza Santos, 9 anos, já se preocupa com o futuro do planeta e afirmou que acredita que atitudes simples, como não jogar lixo em locais inapropriados, podem contribuir para a qualidade de vida de todos na cidade. “Temos que cuidar da nossa cidade, deixar ela limpa. Quando a gente recicla e não joga lixo na rua, evita várias doenças, além de prevenir queimadas que podem gerar o aquecimento global”, frisou.

De acordo com a coordenadora de Educação Comunitária da Limpurb, Letícia Marques, a proposta é que, através destes encontros, as crianças reproduzam atitudes positivas no dia a dia, se tornando multiplicadoras de boas ações. “Nós fazemos um trabalho visitando as unidades escolares tentando sensibilizar as crianças, começando com os menores e usando teatro de fantoche e outras ferramentas lúdicas até atingir os maiores, com palestras. Eles participam bastante das atividades, tiram dúvidas e fazem comentários. Fazemos sempre uma brincadeira no final e eles ficam super animados”, pontuou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados