Resgate terá Unidade de Saúde da Família para atender 14 mil pessoas

Depois da entrega de duas praças e três quadras, realizadas em abril deste ano, uma outra reivindicação antiga dos moradores do Resgate está sendo transformada em realidade pela Prefeitura a partir desta terça-feira (17), com o início das obras da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. A estrutura, localizada na Rua Andaraí, s/n, ao lado da Capela Nossa Senhora do Monte Calvário, terá capacidade para atender a 14 mil pessoas e realizar 16 mil atendimentos por mês, ampliando assim a cobertura na área de Atenção Básica do Distrito Sanitário Cabula/Beiru.

A ordem de serviço para início imediato da construção do posto foi assinada no local pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão, demais autoridades e comunidade. O prefeito pontuou que, com a USF Resgate, aliada às unidades em construção no Arraial do Retiro, São Gonçalo e Mata Escura, a cobertura de Atenção Básica de Saúde chegará a 100% da população na região do Cabula/Beiru.

“Em 2013, Salvador tinha o pior índice de cobertura da Atenção Básica, de quase 18% da população. O ano de 2018 será fechado com 50% da cobertura e, até o fim de 2019, será triplicado o alcance de atendimentos nessa área na cidade. Isso porque a administração municipal entende que o melhor investimento é na prevenção à saúde”, salientou ACM Neto, ao lembrar também que o orçamento municipal para a pasta saltou de 15%, em 2013, para 22% em 2018.

Estrutura –

Para a construção da USF Resgate, estão sendo aplicados R$1,1 milhão e as obras devem durar até março de 2019. A unidade contará com quatro equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal e deverá realizar atendimento humanizado e qualificado aos grupos de risco de crianças, adolescentes, adultos e idosos em todos os ciclos de vida.

Será promovido acolhimento e atendimento médico, de enfermagem e odontológico nos programas prioritários como hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase. Também serão ofertados procedimentos de promoção e proteção à saúde como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais, marcação de consultas e exames e dispensação de medicamentos.

Balanço –

Somente neste ano de 2018, foram entregues ou iniciadas a construção de dez unidades municipais de saúde. A população já usufrui do atendimento das novas USFs Capelinha de São Caetano, Recanto da Lagoa II, Colinas de Periperi e Curralinho (Boca do Rio), além do primeiro Hospital Municipal de Salvador. Estão em andamento as obras das USFs Lagoa da Paixão, Vila Nova de Pituaçu, Vila Canária e Fazenda Grande III, além do Resgate.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados