CCZ orienta moradores e vacina animais domésticos em Jaguaribe

O Centro de Controle Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta quinta-feira (21) ações preventivas no condomínio Veredas do Sol, no bairro de Jaguaribe, para orientar os moradores sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar a transmissão da raiva via morcegos infectados. Na ocasião, os agentes de endemias ainda visitaram cerca de 200 imóveis, fazendo reforço de vacinação antirrábica em cães e gatos domésticos.

A iniciativa acontece após a região de Patamares e adjacências registrarem dois casos de raiva em morcegos, neste mês. Contudo, o veterinário e chefe do Setor de Vigilância Contra a Raiva do CCZ, Aroldo Carneiro, alerta que não há razão para desespero. “Não é motivo nenhum para a população ficar preocupada. O último caso de raiva humana foi em 2004 e a prevalência da doença nos morcegos é baixa, entre 1% a 5%”, explicou.

Morcegos que forem encontrados mortos ou debilitados na rua jamais devem ser manipulados. Em casos de ocorrências do tipo, basta contatar o CCZ, através dos telefones 3611-7331/3611-7310, ou pelo Fala Salvador (156), que uma equipe especializada se deslocará até o local para recolher o animal, antes de encaminhá-lo para o laboratório.

“Os morcegos são importantes na manutenção do equilíbrio ecológico, no controle de pragas, além de dispersarem sementes. Pela lei, por ser um animal silvestre, é proibido matá-los”, acrescentou Aroldo. Ele lembra ainda que a raiva é transmitida pela mordedura ou arranhadura do animal infectado e não pelo ar.

Campanha – A CCZ iniciará uma campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos do dia 3 de julho até 17 de agosto. Donos de animais de estimação poderão levar os bichos para se imunizarem em 265 postos de saúde, distribuídos em todos os distritos sanitários de Salvador. O serviço será feito gratuitamente de segunda-feira a sexta, de 8h até 14h. Para passar pelo procedimento, os animais devem possuir mais de três meses de idade e não podem estar doentes. Não é necessário levar documentos.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados