Câmara realiza sessão especial pelo Dia Nacional dos Vigilantes

Nesta quarta-feira (20), às 9 horas, uma sessão especial no Plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador, vai homenagear o Dia Nacional dos Vigilantes. A sessão foi solicitada pela líder da oposição na Casa, vereadora Marta Rodrigues (PT).

De acordo com a vereadora, a data é uma homenagem ao dia da sanção da Lei 7.102/83 que regulamentou a atividade profissional do vigilante no Brasil e é comemorada nacionalmente no dia 20 de junho. “Esta profissão de guerreiros e guerreiras é muito importante para a sociedade pois complementa a atividade de segurança pública. Ao longo dos últimos anos, as mulheres e homens vigilantes tiveram várias conquistas com muita luta”, declarou Marta.

Ela cita, por exemplo, as conquistas obtidas com as últimas greves da categoria, e as dezenas de rodadas de negociação junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT). “Milhares de vigilantes não cederam à pressão dos patrões, tem um sindicato forte. Diante da conjuntura atual, da crise, é uma categoria que demonstra muita força e unidade”, apontou a vereadora.

Dados da Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV) apontam que exste no Brasil cerca de 1,8 milhões de profissionais movimentando aproximadamente R$ 15 bilhões por ano.

No seu primeiro mandato como vereadora – de 2009 a 2012 – Marta conseguiu a aprovação de seu projeto de lei 64/2009 que instituía, antes mesmo da Lei Nacional, o Dia Municipal do Vigilantes. “As mulheres e homens vigilantes formam uma categoria que não abre mão da luta por melhorias nas suas condições de trabalho, contra a precarização e a favor dos direitos trabalhistas”, destacou.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados