Salvador é a 3ª capital com maior cobertura vacinal contra gripe do Brasil

Na primeira semana de estratégia contra gripe, 72 mil doses foram aplicadas na capital baiana.

Salvador é a terceira capital do país com maior cobertura de vacinados na Campanha Nacional contra Influenza, ficando atrás apenas de Goiânia e Fortaleza, respectivamente. Iniciada na última segunda-feira (23), a estratégia já imunizou mais de 72 mil pessoas, o que corresponde a 12,1% do público alvo residente na cidade.

Apesar da procura razoável nos postos da rede municipal, 88% do público-alvo de Salvador ainda não se protegeu contra a doença. “Estamos tendo uma boa procura pela vacina, mas é importante reiterar que todos os indivíduos que compõem os grupos prioritários precisam se proteger contra a influenza. Os postos estarão fechados no feriadão do Dia do Trabalhador, mas a partir da próxima quarta-feira [02] as equipes operacionais retomarão a estratégia nas unidades básicas da rede municipal. A vacina é a principal medida preventiva da enfermidade que apresenta maior incidência nos meses de junho e julho”, explicou Doiane Lemos, chefe do Setor de Imunização.

A meta da Secretaria Municipal da Saúde é imunizar pelo menos 620 mil indivíduos em Salvador. Entre os grupos prioritários que mais estão buscando a vacinação são os idosos, seguido de trabalhadores da saúde e crianças. Já o distrito do município com a maior cobertura é o Centro Histórico (34,8) e o que ocupa o menor alcance é o de Brotas (4,4).

“A baixa procura pela vacina dos grupos de professores, puérperas e grávidas nos preocupa já que somente neste ano 12 óbitos foram registrados por causa da gripe H1N1, desse total 8 são de Salvador. A vacina pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza”, alertou.

Este ano, o imunobiológico disponibilizado para população é trivalente, que protege contra os sorotipos H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata e está sendo distribuído gratuitamente nas 126 salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 08 às 17 horas.

Devem ser vacinados os idosos, crianças menores de 2 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes públicas e privadas e pacientes com doenças crônicas.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados