Audiência discute importância da liberdade de expressão e o combate ao Escola Sem Partido

_Com o tema “Escola Sem Mordaça: Por uma educação crítica e libertadora”, a audiência vai discutir também a Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Curricular e as Leis 10.639 e 11.645, que obrigam o ensino da história da África e dos indígenas nas escolas_

Nesta terça-feira (10), a Frente Baiana Escola Sem Mordaça completa um ano de existência e resistência às tentativas de cerceamento do Escola Sem Partido com uma audiência pública com o tema “Por uma educação crítica e libertadora”, que vai acontecer no Centro Cultural da Câmara, a partir das 8 horas.

A iniciativa contou com o apoio da líder da oposição na Câmara, vereadora Marta Rodrigues (PT) e dos vereadores Hilton Coelho (PSOL) e Silvio Humberto (PSB), todos membros da Comissão de Educação da Casa.

Para a vereadora petista, em tempos onde pequenos grupos políticos tentam cercear a função dos professores em escolas e impedir a autonomia universitária, faz-se urgente a realização de debates em prol da educação. “Não podemos abrir mão da liberdade de expressão nas salas de aula, nem da autonomia universitária, tão importantes para a qualidade do ensino. O senso crítico não pode ficar de fora da educação, pois ele é fundamental para a formação do ser humano e da cidadania”, disse.

A professora da Faculdade de Educação da UFBA, Sandra Siqueira, lembra que em tempos de conservadorismo e de tentativas de impor mordaças no ensino, a união se faz necessária para a liberdade de expressão, fundamental na luta contra o racismo, o machismo e a LGbTFOBIA. “Não podemos permitir que a estrutura patriarcal continue nos dominando, oprimindo e silenciando. Uma educação crítica é uma educação que liberta”, declarou.

A audiência pública debaterá também temas como a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Curricular, que pretendem retirar temas importantes como o debate sobre a diversidade de gênero, as leis 10.639 e 11.645, que obrigam o ensino da história da África e dos indígenas nas escolas.

O quê: Audiência Pública: Escola Sem Mordaça – Por uma educação crítica e libertadora

Quando: 10 de abril às 8 horas

Onde: Auditório do Centro de Cultura da Câmara de Vereadores de Salvador/ Praça Municipal

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados