Idosos do Abrigo D. Pedro II participam de almoço especial de Páscoa

Os idosos do Abrigo D. Pedro II, na Cidade Baixa, participaram de um almoço especial nesta quarta-feira (28) de Semana Santa. Em clima de confraternização, cerca de 50 pessoas entre acolhidos, familiares e funcionários da instituição estiveram reunidos para um banquete recheado de iguarias típicas da culinária baiana: caruru, vatapá, moqueca de peixe, arroz e xinxim de frango.

O relógio marcava meio-dia quando a dona Lúcia Peçanha, 73 anos, aguardava com ansiedade o momento da refeição. “Vou comer tudo o que tiver e ainda vou repetir”, anunciou aos risos. Ela mora no abrigo há quatro anos e elogia a atenção que recebe dos técnicos e cuidadores no dia a dia.

Formada em Educação Artística e Geométrica, Eloísa da Silva Portella, 84 anos, também moradora do abrigo, chegou até a ajudar na decoração do evento ao fazer um desenho de Cristo. A bela imagem virou quadro e foi pendurada na parede do espaço onde foi realizado o almoço. “Nem sabia que iam expor meu desenho”, contou feliz. “Eles têm muito cuidado conosco. Participamos de atividades durante toda a semana e ocasiões festivas como essas nunca passam em branco”, acrescentou.

O almoço de Páscoa já é tradição no D. Pedro II. A ideia dessas celebrações é promover o convívio familiar e comunitário dos idosos, conta a gerente da unidade de acolhimento, Valéria Brito. “Muitos aqui não têm família e encontram carinho com a equipe técnica do abrigo. Também é um momento para refletir essa data tão importante no calendário”, disse.

Funcionamento – Inaugurado em 1887 com a denominação de Asilo de Mendicidade Santa Isabel, uma homenagem à família da Princesa Isabel, o Abrigo D. Pedro II é administrado pela Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps). Para atender adequadamente os 60 idosos acolhidos atualmente, a instituição mantém uma equipe multidisciplinar de profissionais que, além de acompanhamento médico, oferece atividades sociais e de lazer.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados