“Estamos plantando vidas”, diz ACM Neto durante lançamento da Suburbana Verde

Uma das principais avenidas de Salvador – a Afrânio Peixoto – é palco de uma das maiores ações de plantio de mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica, realizadas pela Prefeitura, na capital baiana. A Suburbana Verde envolverá a implantação, durante oito meses, de 1,4 mil mudas nos 14 km de extensão da via, com investimento municipal de R$ 589 mil. O ponto de partida foi dado nesta sexta-feira (23) pelo prefeito ACM Neto e pelo titular da Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), André Fraga, na rua Luiz Maria, na Baixa do Fiscal – início da avenida Suburbana.

A iniciativa é parte integrante das comemorações pelo aniversário de 469 anos de fundação da cidade e do programa Salvador Capital da Mata Atlântica, previsto no megaprograma Salvador 360, eixo Cidade Sustentável. Dividido em 12 trechos, o plantio será iniciado na rua Luiz Maria e seguirá até o fim do canteiro central, em Paripe. No primeiro trecho da obra, que terá 1 km de extensão, serão plantadas 100 árvores.

O prefeito lembrou que, além do plantio de árvores, a Suburbana também foi alvo de importantes ações municipais realizadas nos últimos anos, a exemplo da requalificação da via, que possibilitou melhorias na mobilidade e drenagem. “A Avenida Suburbana, daqui a cinco anos, deixará de ser marcada pela aridez e vai se tornar mais verde. Isso vai contribuir para que moradores e comerciantes conservem a região. A Prefeitura sabe que poderá contar com a população para cuidar dessa via, em um investimento que segue a ideia da gestão de estar também ao lado do povo da Suburbana. Hoje, aqui, estamos plantando vidas, o futuro de Salvador”, pontuou ACM Neto.

“Sabemos que os grandes centros urbanos hoje sofrem como aquecimento devido às altas temperaturas, consequência da falta de árvores e de corredores ecológicos, que proporcionam um equilíbrio maior da umidade do ar. Portanto, além de embelezar a cidade, esse plantio tem a função de diminuir a poluição, oferecer sombra e bem-estar aos moradores e comerciantes que vivem próximo à avenida”, explicou André Fraga.

De acordo com o projeto, todo o processo que envolve a execução do plantio terá como base padrões técnicos descritos no Manual Técnico de Arborização Urbana de Salvador com Espécies Nativas da Mata Atlântica. O documento indica desde a escolha adequada da espécie e o porte da árvore até a abertura dos canteiros onde as mudas serão plantadas e a composição dos insumos utilizados.

O Manual, que foi lançado pela Prefeitura ano passado, é referendado pela Associação Brasileira de Arborização Urbana (SBAU) e está disponível para download gratuito no site www.mataatlantica.salvador.ba.gov.br. As espécies escolhidas para arborizar a via, como ipê, sibipiruna, pau ferro, jacarandá, pau brasil, oiti, entre outras, também podem ser encontradas no guia.

Educação – Em toda a extensão da Avenida Suburbana existem comércios e casas. No local, os moradores já plantaram algumas árvores, mas, sem o devido conhecimento, optaram por árvores que não se adequam ao local, podendo prejudicar as calçadas, fios elétricos e tubulação de água, como é o caso das amendoeiras, por exemplo.

Por isso, antes do plantio, uma equipe da Secis liderada por um engenheiro ambiental vai realizar uma campanha para conscientizar as pessoas que vivem ao longo da avenida. O objetivo é dar informações à população sobre a importância da requalificação paisagística, evitando vandalismo e roubo de espécies, recorrentes em grandes plantios.

Operação Chuva – A Suburbana Verde também integra uma das novidades da Operação Chuva 2018, que é a promoção de ações de sustentabilidade através da arborização da cidade. As equipes da Secis vão aproveitar o período chuvoso, considerado bastante propício, para o plantio e crescimento das mudas. Serão realizados, até setembro próximo, o plantio de 8,4 mil mudas em mais de 100 espaços públicos de Salvador, a exemplo das regiões do Comércio, Centro, Subúrbio e Orla.

A iniciativa contará com o georreferenciamento das espécies, basicamente nativas da Mata Atlântica, que pode ser feito e acompanhado pelo site www.minhaarvore.salvador.ba.gov.br. A medida contará com o envolvimento dos cidadãos e visa contribuir, dentre outros aspectos, para o equilíbrio climático e, assim, evitar situações extremas do clima.

Avanços – A arborização da cidade tem sido uma preocupação constante da Prefeitura. Desde 2013, já foram plantadas 50 mil novas árvores na cidade, em locais como Parque Socioambiental de Canabrava e a Avenida ACM, além de praças e trechos de orla.

Durante esse período, a capital baiana também passou a contar com o Plano Diretor de Arborização Urbana de Salvador (PDAU), que tem o objetivo de orientar profissionais e a sociedade em geral a praticarem ações de acordo com parâmetros técnicos adequados à arborização urbana. A medida engloba o Manual de Arborização de Salvador, o Guia de Produção de Mudas e os manuais de Podas e de Transplantio de árvores

Com o PDAU, passa a ser obrigatório para cada área da cidade o plantio de espécies recomendadas no Manual de Arborização. Essas espécies devem ser de porte compatível com o espaço disponível para implantação e que não comprometam a acessibilidade e segurança dos pedestres em calçadas.

Para incentivo ao plantio de árvores pelos cidadãos, foi criado o Disque Mata Atlântica. A árvore poderá ser entregue na própria casa do solicitante ou retirada em três pontos da cidade – Parque da Cidade, Jardim Botânico e Horto. Para o projeto, a Prefeitura disponibiliza, por mês, mil pés entre Aroeiras, Sibipirunas e Ingás.

As mudas podem ser solicitadas de três maneiras: ligando para o telefone (71) 3611-3802, enviando uma mensagem de WhatsApp para o número (71) 98549-8453, ou via 156, número da ouvidoria da Prefeitura. É necessário informar nome completo, e-mail e telefone para contato, além de endereço com CEP. Serão doadas até duas árvores por logradouro.

Salvador 360 – A Suburbana Verde está prevista no megaprograma Salvador 360, eixo Cidade Sustentável, que tem como foco dois conceitos. Um deles é o de sustentabilidade, com promoção de ações, criação de estratégias e implantação de soluções que garantam o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente. O outro conceito é o de resiliência, que é a capacidade de reagir e tratar estresses crônicos de acordo com a agenda urbana global.

Dentre outras iniciativas previstas estão a certificação de mais três praias com o selo Bandeira Azul na cidade, como o já ocorrido em Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades; e a realização dos programas Salvador Capital da Mata Atlântica e Salvador Solar – esta última para implantação de energia solar. Também estão na esteira de ações a construção de novas ciclovias; implantação de novos parques; desenvolvimento de programas de resiliência e implantação de Usina de Compostagem em Canabrava.

Nova Suburbana – Entregue em 2016 completamente requalificada pela Prefeitura, a Nova Suburbana recebeu investimento de R$ 29 milhões em seus 14 km. Dentre as principais mudanças está a implantação de uma das maiores ciclovias lineares do país em toda a extensão da via, com 1m de largura em cada sentido. Foram realizadas, ainda, redistribuição da largura das faixas de trânsito, novos asfalto e drenagem, sinalização, passeios, readequação de retornos, equipamentos urbanos e iluminação em LED, dentre outras melhorias.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados