Encontro debate soluções inovadoras para desenvolvimento das cidades

Soluções inovadoras com foco na melhoria da qualidade de vida da população, a partir da tecnologia. Esse foi o assunto tratado no Encontro Connected Smart Cities Regional Nordeste, realizado nesta quinta-feira (15), no Senai Cimatec, em Piatã. O evento, que teve iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), em parceria com a empresa Sator, contou com representantes de outras capitais nordestinas, como João Pessoa, Recife, Teresina e Fortaleza, que apresentaram experiências com a tecnologia e a inovação.

Foram discutidos temas relacionados ao papel da tecnologia da informação; inovação para benefício da população; fomento no desenvolvimento de cidades inteligentes; entre outros assuntos. Segundo a diretora executiva da Sator, empresa organizadora do evento, Paula Faria, o encontro mostra para que muitas cidades estão desempenhando um bom papel para o desenvolvimento do país, “dentro de cada realidade em que se encontram”.

Salvador obteve destaque no Ranking Connected Smart Cities, avaliação feita para mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, por meio de indicadores de 11 principais setores, como mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.

Para o titular da Secis, André Fraga, o fomento à tecnologia, a melhoria da qualidade da educação básica e o sucesso de iniciativas são determinantes para o desenvolvimento. “Salvador está evoluindo. Hoje a tecnologia está associada à qualidade de vida, e nós podemos ver essa melhora no dia-a-dia do cidadão como, por exemplo, o CittaMobi, que ajuda o usuário na experiência com o transporte público no que diz respeito à economia de tempo”, frisou.

Na gestão pública, a tecnologia já tem sido uma forte alidada para a melhoria dos serviços prestados à população. “É notório, por exemplo, o impacto do ‘Ouvindo Nosso Bairro’, o maior projeto de consulta popular do país, onde ouvimos a opinião de 70 mil soteropolitanos, que nos ajudaram a melhorar cada vez mais nossa cidade. É preciso utilizar a tecnologia a favor do cidadão”, destaca o presidente da Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), Alberto Braga.

Além disso, o “Salvador 360”, planejamento para impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade, foi um dos assuntos discutidos no encontro. Segundo o presidente da Urban Systems e Sócio do Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, a iniciativa destacou a capital baiana na pesquisa feita pela empresa – Connected Smart Cities – entre os anos de 2015 e 2017. “O projeto Salvador 360 tem o reflexo deste destaque. Ele está sendo trabalhado por eixos estratégicos que estão alinhados com o da Connected Smart Cities”, ressaltou.

Fórum Nacional – O encontro regional do Nordeste integra a preparação das regiões do país para o evento principal Connected Smart Cities, que reunirá representantes de todo o país. Neste ano, o fórum nacional acontece nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados