Codesal usa SMS para envio de alertas climáticos desde 2016

Como reforço à ação da Defesa Civil de Salvador (Codesal), iniciada em 2016, a Defesa Civil Nacional passa também a oferecer o serviço de SMS gratuito de alertas de riscos de desastres. As informações são geradas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A Codesal produz regionalmente, há dois anos, boletim diário sobre condições climáticas e de risco. A análise é realizada por técnicos do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec) e enviado por SMS e e-mail aos gestores públicos, aos voluntários que atuam nas comunidades e a outras instâncias da sociedade.

O Cemadec é dotado de moderno sistema de análise climatológica para produzir informações diárias sobre temperatura, clima e índice pluviométrico para Salvador, e também pode ser consultado diretamente no site do órgão.

“Essa ação pioneira faz parte da modernização da Codesal introduzida na gestão do prefeito ACM Neto. Temos como objetivo atuar preventivamente e, para isso, usamos toda a tecnologia necessária em prol da segurança do soteropolitano”, explica o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Em períodos chuvosos, a Codesal reforça os alertas enviando mensagens de texto (SMS), avisando quando há risco de deslizamento de terra, são enviados aos agentes comunitários e líderes locais capacitados pela Codesal.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados