Mulher 360 reúne série de ações para transformar futuro das cidadãs em Salvador

Inspirado no macroprograma municipal Salvador 360, uma série de iniciativas vai apoiar, transformar e oferecer novas perspectivas de futuro ao público feminino na capital baiana ao longo do ano. É o Mulher 360, cujas novidades sobre o plano foram apresentadas pelo prefeito ACM Neto e pela titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Taissa Gama, nesta quinta-feira (8), no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), em Nazaré.

Na cerimônia, que contou também com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis e do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Roberto Sá Menezes, dentre outras autoridades, mulheres de destaque em várias áreas profissionais em Salvador foram homenageadas. Dentre elas estiveram a comandante da Ronda Maria da Penha na Bahia, major Denice Santiago; a atriz Neusa Borges; a cantora Sarajane e a presidente da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos da Bahia (Abam), Rita Santos.

“Hoje temos efetivamente uma política municipal estruturada para as mulheres. O Mulher 360 é um plano que vai até 2020 com ações permanentes. De um lado, vai trabalhar a qualificação profissional e, de outro, garantir a proteção, assistência e amparo às mulheres vitimas de violência. Temos investido muito na estrutura e esse trabalho articulado e organizado com entidades como o Ministério Público, a Defensoria Pública e a Polícia Militar vai fazer com que Salvador tenha menos casos de violência contra a mulher e fazer com que elas tenham a mesma oportunidade que os homens”, relatou o prefeito.

O Mulher 360 tem início justamente no dia dedicado internacionalmente ao público feminino, com uma extensa programação comemorativa ao longo deste mês. Haverá palestras, rodas de conversa, encontros, exposição e até sessão de cinema. Também entram na lista o Feirão SPMJ nos Bairros e a SPMJ Itinerante, com o intuito de aproximar os serviços da secretaria e entidades parceiras das mulheres.

As atividades ainda englobam capacitação profissional com a Sala da Mulher Empreendedora, Cozinha Industrial e Qualifica Brasil. Isso sem falar nos eventos que acontecerão durante a campanha do Outubro Rosa e do fortalecimento de políticas públicas através do programa de combate à discriminação e violência.

MARÇO MULHER
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura, por meio da SPMJ, montou uma agenda repleta de atividades gratuitas até o final de março, com serviços de atenção, orientação, educação, formação e bem-estar. Iniciada nesta quinta (8), a programação acontece em diversos pontos da cidade e segue até o próximo dia 28. As ações visam não só homenagear as mulheres como também debater sobre a importância de coibir a violência de gênero no país, reafirmando a luta e a conquista por direitos que ainda precisam ser pleiteados e discutidos na sociedade.
De acordo com a titular da SPMJ, Taissa Gama, essa é mais uma oportunidade de dar voz e protagonismo às mulheres. “Essa agenda demonstra o quanto nos preocupamos em valorizar e apoiar as soteropolitanas. É mais um momento de mobilizar a cidade e trata-se apenas de uma parcela do nosso engajamento, porque a SPMJ trabalha em favor da igualdade de gênero durante todo o ano”, afirma.

Programação:

Dia 8 (quinta-feira)

Mulher 360: Coletiva com o Prefeito ACM Neto, para apresentação da programação das ações da SPMJ voltadas às mulheres – 2018

Local: Pupileira – Nazaré

Horário: 18h

Palestra sobre autoestima para mães de crianças com microcefalia

Local: Centro Dia, Edifício Cosmopolitan Mix, Parque Bela Vista

Horário: 14h

Roda de Conversa com os pais sobre Emocional e Jurídico

Local: Escola Novo Ideal – Brotas

Horário: 10h às 11h

A violência contra a mulher: Direito, Responsabilidade, Serviços e Rede para enfrentar a Violência”. Apresentação dos serviços prestados na Casa de Acolhimento Irmã Dulce

Local: UNIME – Campus Paralela

Horário: 18h30
Encontro com Mulheres: Oficina de Dança do Ventre e Karatê. Comemoração do Dia da Mulher com as assistidas do Centro de Referência Loreta Valadares

Local: Centro de Referência Loreta Valadares – Barris

Horário: 14h às 18:30

Dia 9 (sexta-feira)

Semana Criativa Força Feminina SPMJ e GCMS Oficina de Defesa Pessoal

Local: Sede do Projeto Força Feminina, Rua Saldanha do Gama – Pelourinho

Horário: 14h

Roda de Conversa Tribunal de Justiça da Bahia + Rede de Proteção da Mulher. Apresentação de projetos da SPMJ para 2018

Local: Auditório do Tribunal de Justiça da Bahia – CAB

Horário: 9h
Roda de Conversa – 2ª Vara pela Paz em Casa

Local: Universidade Ruy Barbosa – Paralela

Horário: 9h

Palestra Sólida com Números Reais da Realidade da Capital Baiana sobre a Proteção à Mulher

Local: Estrada Campinas de Pirajá, Condomínio MJA – Pirajá

Horário: 14h

Dias 10 e 11 (sábado e domingo)

1º Festival Fechando o Verão: atividade lúdica e esportiva

Local: Associação Beneficente Educação, Arte e Cidadania (Abeac), Rua da Penha – Ribeira

Horário: das 9h às 16h

Dia 13 (terça-feira)
SPMJ nos bairros – Palestra

Histórico de discriminação, superação e conquista das mulheres

Local: Transalvador, Avenida Vale dos Barris – Barris

Horário: 9h

Dia 15 (quinta-feira)
Semana da Autoestima e Motivação para Mulheres

Local: Entroncamento Dias D’Ávila

Horário: 10h

Dia 22 (quinta-feira)
Palestra com a vencedora do Prêmio Nacional Sebrae Mulher de Negócios

Local: Centro de Referência Loreta Valadares, Praça Almirante Coelho Neto – Barris

Horário: 9h
Palestra Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho
Local: Centro Cultural da Câmara, Praça Thomé de Souza – Centro
Horário: 14h
Exposição virtual de fotos “Mulheres que fazem a diferença” e homenagem às mulheres fotografadas. Estará disponível nas redes sociais e sites institucionais da Prefeitura
Dia 23 (sexta-feira)
Mulheres “Fatos & Versões” – Pegada Jurídica: Dialogar sobre os serviços que compõe a Rede de Proteção à Mulher

Local: Barravento – Barra

Horário: 14h

Dias 24 e 25 (sábado e domingo)

1º Festival Fechando o Verão: atividade lúdica e esportiva

Local: Associação Beneficente Educação, Arte e Cidadania (Abeac), Rua da Penha – Ribeira

Horário: das 9h às 16h

Dia 25 (domingo)

Salvador Vai de Bike no Combate à Violência Contra a Mulher – 400 ciclistas farão o trajeto ida e volta entre Dique do Tororó e Amaralina, levando a bandeira da não-violência contra a mulher. O evento acontecerá em parceria com a Saltur

Horário: 8h

Dia 27 (terça-feira)

Dia do Enfrentamento – Palestra Mulher: Protagonista a violência de uma cidade de direito.

Local: Centro de Referência Especializados da Assistência Social (Crea) Garcia, Praça Marquês de Olinda – Final de Linha do Garcia

Horário: 14h

Cinema para 40 pessoas. Exibição do filme: Estrelas Além do Tempo

Local: Centro de Referência Loreta Valadares, Praça Almirante Coelho Neto – Barris

Horário: 14h

INAUGURAÇÕES

Salvador ganhará uma nova unidade de atendimento às mulheres que enfrentam situação de violência. Será inaugurado, ainda este mês, o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, na Ribeira. O local oferecerá serviços multidisciplinares, a exemplos dos acompanhamentos psicológico, social e de orientação jurídica, como já acontece no Centro de Referência Loreta Valadares, nos Barris. O lugar também serve de casa de acolhimento e é instalado em uma região onde é registrado o maior número de casos de violência contra a mulher na capital baiana.

A população também contará em breve com a instalação de um Posto de Atendimento à Mulher, na Lapa. A estrutura oferecerá serviço de atendimento inicial à vítima de violência. Outra novidade é a inauguração do Centro de Referência em Cajazeiras, prevista para 2019 – segunda região com o maior número de casos de violência contra a mulher.

Aliado a todo suporte psicossocial que será desenvolvido nos centros de referência, as mulheres atendidas nas unidades poderão participar de cursos e oficinas de defesa pessoal, informática, empreendedorismo, culinária, biodança, grupo terapêutico, ginástica e yoga.

FEIRÃO SPMJ NOS BAIRROS

O Feirão de Serviços SPMJ nos Bairros disponibilizará informações e serviços nas áreas de saúde e social a moradores de diversas comunidades da capital baiana. Os participantes receberão orientações nutricional, sobre doenças crônicas não-transmissíveis, tabagismo, prevenção de DST/AIDS, combate à dengue, endemias e outras questões relacionadas à saúde da mulher, da criança e do adolescente.

Na ocasião, inclusive, o público poderá se informar sobre as atuações dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), da Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Cosan) e do Conselho Tutelar presentes na cidade. Quem quiser também poderá atualizar cadastro e se inscrever para programas sociais como Bolsa Família, Primeiro Passo e Minha Casa, Minha Vida.

CAMPANHAS NAS PREFEITURAS-BAIRRO

A SPMJ divulgará serviços e ações, como palestras e filmes educativos, em todas as dez unidades administrativas de Salvador: Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Itapuã/Ipitanga, Cajazeiras, Pau da Lima, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Liberdade/São Caetano, Valéria, e Cidade Baixa.

SPMJ ITINERANTE

O SPMJ Itinerante promoverá a valorização do público feminino por meio da disseminação de informações sobre as questões de gênero, violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como a aplicabilidade da Lei Maria da Penha.

QUINTA TEMÁTICA

Para desenvolver e acompanhar políticas públicas e apoiar ações relacionadas à mulher, criança e adolescente, o projeto Quinta Temática amplia o conhecimento e mobiliza a sociedade, instituições públicas e privadas para o enfrentamento de todo tipo de abusos, com o formato de debate e rodas de conversa. A iniciativa acontece sempre na última quinta-feira de cada mês.

A próxima atividade está programada para o dia 29, com o tema Feminícidio. Já os eventos seguintes trarão assuntos sobre Empregada Doméstica (26/4), Saúde da Mulher – Mortalidade Materna (31/5), Violência contra a Mulher Idosa (28/6), Dia da Mulher Afro, Latino-Americana e Caribenha (26/7), Visibilidade Lésbica (30/8), A Mulher nos Meios de Comunicação (27/9), Outubro Rosa – Conhecer para prevenir o câncer de mama (25/10), Novembro Negra (29/11) e Feminilização da AIDS (27/12).

CAPACITAÇÕES TÉCNICAS

Capacitações serão oferecidas para atuação no Observatório do Carnaval ou na Sala da Mulher Empreendedora. O primeiro espaço funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Reparação (Semur) e identifica violações cometidas contra foliãs. Já a segunda estrutura conta com suporte do Sebrae nos atendimentos, oficinas e cursos profissionalizantes que acontecem no Centro de Referência de Atendimento à Mulher Loreta Valadares.

PROGRAMA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

O Programa de Combate à Discriminação e Violência Contra a Mulher vai capacitar os educadores das secretarias municipais para enfrentamento da discriminação e violência contra a mulher, com diálogos sobre as aplicações das Leis Maria da Penha e do Feminicídio. O objetivo é viabilizar construções de ideias para melhor atendimento às mulheres acolhidas por uma das unidades vinculadas à SPMJ.

SALA DA MULHER EMPREENDEDORA

Fruto parceria da SPMJ com o Sebrae, a Sala da Mulher Empreendedora tem o intuito de promover a valorização das mulheres através do empreendedorismo. Lá são oferecidos cursos de capacitação e preparação para a abertura de novos negócios. Com essa iniciativa, muitas mulheres submetidas a maus-tratos de seus companheiros, por dependência financeira, terão autonomia e oportunidade de construir uma carreira.

PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA

A Prefeitura, em parceria com o Senai, vai implantar a Cozinha Industrial no Subúrbio 360 – complexo multiuso localizado em Coutos. O projeto oferecerá cursos de panificação e confeitaria voltados para mães e mulheres jovens acima de 18 anos. O espaço é equipado com utensílios, móveis, equipamentos industriais e eletrodomésticos, como fogão, forno, amassador, assador, câmara climática. A ideia é que as mães dos alunos sejam capacitadas para reaproveitar mantimentos e toda a produção seja servida aos próprios filhos atendidos pelo centro educacional.

PROJETO QUALIFICA BRASIL

Com apoio de recursos do Governo Federal, serão aplicados cursos profissionalizantes, com o objetivo de levar qualificação social e profissional. As interessadas poderão se candidatar para vagas nas áreas de aplicadora de revestimento cerâmico, assistente administrativo, assistente de costura, confeccionadora de bijuterias e de bolsas em tecidos, confeiteira, costureira industrial do vestuário e preparadora de doces em conservas.

CURSOS PROFISSIONALIZANTES NOS CENTROS DE REFERÊNCIA

Em parceria com o Senac, serão disponibilizados cursos profissionalizantes de confeitaria, panificação, doces finos, entre outros. As aulas vão acontecer nos centros de referência, para mulheres em situação de violência e que são assistidas pelos serviços da SPMJ. As aulas vão ser ministradas mensalmente, durante o ano todo.

GRUPO TERAPÊUTICO

Será montado no Centro Dia para crianças com microcefalia – localizado no Edifício Cosmopolitan Mix, Parque Bela Vista-, para que as mães atendidas possam dividir experiências e sentimentos, auxiliando no melhor manejo das emoções e situações vivenciadas.

CAMPANHAS

A SPMJ realizará campanhas de conscientização de combate à violência contra a mulher. Entre as temáticas estarão assédio no transporte urbano público, ação que terá parceria da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), e combate à exploração sexual de mulheres.

16 dias de ativismo (25/11 a 10/12) – Contará com workshop composto por uma palestra magna e cinco rodas de conversa. A finalidade é promover um espaço de debate entre profissionais, criando estratégias para atender às mulheres em situação de violência doméstica. Serão discutidas a importância da articulação intersetorial, prevenção, a necessidade de políticas e ações conjuntas para melhor atender a população feminina, entre outros temas. A atividade abrange as esferas de saúde, educação, justiça, segurança pública, social e outras instituições voltadas para essa demanda.

Comemoração do Dia Nacional da Baiana de Acarajé – Durante o Dia Nacional da Baiana de Acarajé, em 25 de novembro, haverá distribuição de materiais de divulgação e ministração de uma palestra para auxiliar no registro das profissionais liberais. Além disso, será disponibilizado para as baianas um ponto de atendimento para resolução de dúvidas e para o cadastramento como Microempreendedor Individual (MEI).

Reconhecidas como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Iphan, as baianas de acarajé foram adicionadas à Classificação Brasileira de Ocupações – que identifica, reconhece, codifica e descreve as características das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. A ação foi fruto do esforço da SPMJ junto ao Ministério do Trabalho.

Formação continuada – O Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) proporcionará formação continuada para servidores e funcionários, promovendo o combate ao racismo institucional e à promoção da igualdade racial nos órgãos e entidades da administração pública municipal.

Outubro Rosa – Uma campanha que visa mobilizar, no mês de outubro, a sociedade civil e em especial as mulheres quanto à importância do autocuidado das mamas. Serão feitas palestras, marcação de mamografias e exames clínicos preventivos, além de passeio ciclístico através do Salvador Vai de Bike, em parceria com a Empresa Salvador Turismo (Saltur) e outras entidades.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados