Fantasia que relembra antigos carnavais leva 21º concurso LGBT da folia

Após uma disputa acirrada entre diversos modelos e estilos exuberantes e criativas, dois competidores, um baiano e um pernambucano, ganharam os prêmios de melhor fantasia do 21º Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador, realizado na noite de ontem (12), na Praça Municipal. O baiano de Nazaré das Farinhas Jean Marcos de Jesus Bonfim, 34 anos, venceu na categoria Originalidade. E a carnavalesca trans Sandra Farias, 40 anos, de Itapissuma (PE), levou mais uma vez o primeiro lugar na Luxo.

Promovido pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), o evento contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur). A decisão dos jurados se baseou no conceito de cada indumentária, no trabalho manual para confeccioná-la, na apresentação e performance durante o desfile. O vencedor Jean Marcos trouxe o tema “Pela vida e respeito das pessoas trans”, em memória da travesti Dandara dos Santos, 42, que foi espancada e morta de forma brutal no bairro Bom Jardim, em Fortaleza (CE). Com três cruzes simbolizando o luto pela perda de Dandara e uma encenação que trouxe dados da atrocidade, o competidor arrancou olhares emocionados do público.

Em seguida, foi a vez de Sandra arrancar aplausos e olhares de admiração do público que vibrou com a fantasia “Ai que saudade”, que fez analogia aos carnavais antigos, das marchinhas, pierrôs e outros elementos. A fantasia que lhe rendeu R$8 mil em premiação foi confeccionada com paetês, broxes, 4 mil penas de pavão e 4 mil plumas de avestruz rosa e azul. Essa é a quinta vez consecutiva que Sandra alcança o primeiro lugar da categoria na competição.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados