Fardamento e equipamentos de proteção são distribuídos para catadores de recicláveis

Mais cidadania, dignidade e segurança para os catadores de resíduos sólidos é o que oferece a o Programa Ecofolia Solidária/ Operação Carolina de Jesus, que entregou hoje (09), kits de proteção individual e fardamento para trabalhadores desse segmento. A ação é fruto de uma parceria da secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) com as secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Meio Ambiente (Sema).

“Uma ação que dignifica os catadores, permite que pais e mães de famílias façam seu trabalho de forma mais segura. Um investimento de R$ 820 mil para melhorar o dia a dia de quem trabalha nas ruas durante a festa”, comentou o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins.

Segundo Olívia Santana, titular da Setre, a operação também oferece apoio logístico e estrutural, além de assegurar a compra de material coletado, via redes de cooperativas, garantindo preços mais justos e melhor rentabilidade. São cinco centrais de apoio, que funcionam na Ladeira da Montanha, Politeama, Barra, Ondina e Nordeste de Amaralina.

Ao todo, serão distribuídos 1.500 kits com botas, luvas, protetor auricular, calça, camisa é boné, além de refeições diárias. Para Rosildo Euclides, um dos beneficiados, “com esse apoio o catador não fica desprotegido. Tem alimentação, fardamento e proteção. Para nós é uma contribuição grande no dia a dia, além de mostrar para todo mundo que somos trabalhadores”, disse ele.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados