Prefeitura promove debate sobre atenção à saúde de trans e travestis

Em função do Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Prefeitura, promoveu, na manhã desta quinta-feira (25), no Centro Universitário Estácio da Bahia, no Stiep, uma programação especial voltada à saúde primária das pessoas trans e travestis com o foco no tema: “Atenção à Saúde das Pessoas Trans e Travestis: Acesso e cuidados específicos na Atenção Primária à Saúde”. A ação foi realizada pelo Centro de Referência LGBT, vinculado à Secretaria de Reparação (Semur), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O trans ativista e membro do Comitê Técnico de Saúde Integral da População LGBT, João Hugo, explanou sobre vulnerabilidade, conquistas e desafios do público. O público ainda teve a oportunidade de participar de minicursos, com palestras envolvendo temas como: políticas públicas e direito de pessoas trans e travestis, assistência de enfermagem à população trans, hormonização pelo SUS, consulta ginecológica para homens e mulheres trans e demandas em saúde mental da população trans.

Para a técnica da subcoordenadoria de articulação das redes de atenção à saúde da SMS, Rosana Sousa, é necessário incluir as pessoas trans no cuidado integral. “Precisamos inserir cada vez mais essa população no cuidado integral da saúde, viabilizar uma atenção maior porque, infelizmente, essas pessoas ainda encontram dificuldade para ter acesso a esse tipo de serviço e a eventos como este, onde é possível agrupar diversos profissionais de saúde. Isso nos ajuda a refletir sobre os problemas e propor possíveis soluções”, comentou.

O coordenador do Centro de Referência LGBT de Salvador, Vida Bruno afirmou que o evento possibilita discutir as dificuldades que o público LGBT encontra diariamente, e apontar o que a Prefeitura tem feito para mudar toda a realidade. “No mês em que celebramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans, é necessário discutir o que a Prefeitura tem feito para mudar a realidade da população LGBT, garantindo assistência e acesso aos serviços públicos, apesar das dificuldades encontradas”, disse.

Ainda segundo Vida Bruno, o Centro de Referência LGBT de Salvador vem registrando um maior fluxo de atendimentos. “Dentre as políticas públicas que realizamos, o Centro de Referência vem registrando um fluxo muito grande de pessoas, para os mais variados tipos de atendimento. O nosso foco é expandir para toda a cidade de Salvador para que todas aquelas pessoas que não conseguem acessar o nosso centro, pelos mais variados motivos, sejam assistidas pelos nossos serviços”, destacou.

Atendimento – O Centro de Referência LGBT de Salvador, localizado no Rio Vermelho, presta serviços como acolhimento, atenção psicológica e social, orientação e encaminhamento jurídico em casos que envolvam violência contra gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. Desde a inauguração, o espaço registrou 1.890 atendimentos dos mais variados serviços. Também é realizado um trabalho de inserção do cidadão no mercado de trabalho, de forma a expurgar estigmas e proporcionar a inclusão do LGBT na sociedade, com cursos de capacitação e orientação voltada à geração de renda e formação empreendedora.

O centro ainda conta com uma equipe multidisciplinar, composta por advogados, psicólogos, assistentes sociais, e suporte técnico e administrativo. A estrutura física possui recepção, salas de administração, salão multiuso, espaço para realização de atividades do Comitê de Promoção e Defesa do Direito das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Salvador, copa e almoxarifado, além dos sanitários masculinos e femininos, com os devidos padrões de acessibilidade.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados