Cortejo da Lavagem do Bonfim contará com 50 entidades desfilando

Minitrios elétricos montados em carrinhos de cafezinho, cortejo político, músicos aglomerados em estruturas circenses, blocos carnavalescos em versões reduzidas e agrupamentos formados por representantes de associações de bairro. Essa variedade forma a lista de 50 entidades cadastradas junto à Empresa Salvador Turismo (Saltur) para integrar o desfile que percorrerá oito quilômetros entre a Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, até a Colina Sagrada, no Bonfim, nesta quinta-feira (11).

Com cerca de mil integrantes, o bloco afro Muzenza inicia seu desfile por volta das 9h. Trajando camisetas brancas, a entidade abre mão do tom tricolor de suas cores tradicionais – preto, amarelo e verde – para homenagear Senhor do Bonfim. Com 36 anos de história, o Muzenza terá no desfile 50 músicos, entre cantores e instrumentistas, e 40 dançarinos.

“No início da festa fica fácil identificar o Muzenza, seja pela organização ou pelos detalhes das cores mesmo na camiseta branca. Mas, no fim da festa, com tanta gente que vai se incorporando ao nosso cortejo, se torna impossível saber quem iniciou a caminhada com o bloco de quem foi chegando aos poucos”, explica o presidente da entidade, Jorge Santos.

O número de inscritos para a tradicional lavagem superou o quantitativo de 2017, quando 36 grupos participaram da festa. As entidades inscritas integrarão a caminhada profano-religiosa que antecede a cerimônia litúrgica e a tradicional lavagem das escadarias da basílica.

Regras – Só serão permitidos carros de som do tipo Kombi e pequenas caminhonetes que emitam até 110 decibéis durante as apresentações. É proibida a participação de trios e minitrios. O local de concentração e de partida das entidades participantes da festa é na Avenida Contorno – na altura do restaurante Amado –, mediante a apresentação do comprovante de inscrição.

A saída será por ordem de chegada, logo após o cortejo oficial, às 9h, tendo como limite o horário de 15h. Após o cortejo, os carros inscritos não poderão permanecer em qualquer local do circuito, ficando sujeitos à reboque e multa. O desfile conta com o apoio da Saltur e tem como patrocinador oficial a cerveja Skol.

Ao longo do percurso, agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) farão varreduras coibir publicidade não autorizada durante os festejos, venda de bebidas em garrafas de vidro, alimentos em espetos ou a utilização de armas brancas para manipulação dos mesmos, além da ocupação irregular de calçadas e marquises.

Participam da festa blocos como o Rixô Elétrico, Galera do Davi, Mãe Nalva Com Família e Fé, Jegue Trançado, Peixinho Elétrico, Bonfim Diet, Bloco los Patifes, Balaio de Gato, Fala Meu Loro, Muzenza, Okanbi e Ilê Ayiê. Foto: Arquivo Repórter Hoje

Confira a lista completa de entidades participantes:

1 – Bloco Saco Cheio

2 – Associação Cultural Amigos de Sussuarana

3 – Galera do Davi

4 – Peixinho Elétrico

5 – Viola de Doze

6 – Sinpojud

7 – LBV

8 – Viola de Doze

9 – Bloco Balaio de Gato

10 – Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

11 – Rixô Elétrico

12 – Assufba

13 – Okanbi

14 – Mãe Nalva Com Família e Fé

15 – Bloco Trio Malassombrado

16 – Rabeta/DJ Sandro

17 – Bonfim Diet

18 – ADPEB (Associação dos Delegados da Polícia do Estado da Bahia)

19 – Lavagem Cerebral

20 – APLB

21 – Bloco Afro Muzenza

22 – Brahama Kumaris

23 – Jegue Trançado

24 – Keep Walking Bonfim

25 – Bloco Fala Meu Louro

26 – APUB (Sindicato dos professores das Instituições Federais de Ensino da Bahia)

27 – Carro de Café

28 – Denny’s Hot Dog

29 – Sindicato dos Trabalhadores em Estética e Administração da UFBA

30 – Carro de Palha

31 – Bahiatursa

32 – Ilê Aiyê

33 – DJ Márcio

34 – Bloco los Patifes

35 – Charanga da Paixão

36 – Banda do Mestre Memeu

37 – DJ Paulo

38 – Fernando Soares

39 – Grupo Cultural Furacão Junino

40 – Viola Vadia

41 – Chamego Afro

42 – DJ Sandro Eventos

43 – Big Bloco do Gueto

44 – J’Rão Caminhada do Telão

45 – Bofft Doce da Golmeia

46 – Mariposa de Roma

47 – Pagode da Mulher Solteira

48 – Associação dos Produtores do Município

49 – Esporte Clube Vitória

50 – Banda Rio Vermelho

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados