Lavagem do Bonfim reúne baianos e turistas nesta quinta-feira

Liderados por mulheres do candomblé, baianos e turistas participam, nesta quinta-feira (dia 11), de uma das maiores manifestações da cultura popular do estado. Tradição desde o século XVIII, a Lavagem do Bonfim é parte das comemorações católicas ao Senhor do Bonfim e é um dos maiores símbolos do sincretismo religioso da Bahia.

No trajeto de oito quilômetros percorridos, a partir das 8h, entre a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e o Santuário do Senhor do Bonfim, as baianas tipicamente trajadas levam água de cheiro (água aromatizada com folhas e ervas) em potes de cerâmica para lavar a escada e o adro da Igreja do Bonfim e também banhar os fiéis.

Há alguns anos, um grupo de católicos da comunidade também faz a caminhada em demonstração de fé ao senhor do Bonfim, que nas religiões de matriz africana é identificado como o orixá Oxalá. Na chegada, o grande cortejo recebe a bênção do padre Edson Menezes, reitor do Santuário do Senhor do Bonfim.

“A Lavagem do Bonfim é uma das principais festas populares do verão da Bahia, fica atrás apenas do Carnaval. A festa guarda a singularidade da cultura baiana, de integrar em suas comemorações o sagrado e o profano, e esse é um dos fatores que mais atraem e encantam os visitantes”, explica José Alves, secretário do Turismo do Estado.

Entenda a data – Ao contrário do que muita gente pensa, a Lavagem do Bonfim não é realizada necessariamente na segunda quinta-feira do mês de janeiro. Assim como muitas festas do calendário religioso brasileiro, a Lavagem tem data móvel. É que a festa católica do Senhor do Bonfim é realizada no segundo domingo após o dia de Reis, lembrado no último sábado.

Assim, a Igreja Católica vai celebrar o padroeiro do coração dos baianos no dia 14. Já a festa que reúne turistas e baianos católicos e do candomblé tem origem no ritual de limpeza da Igreja Santuário do Senhor do Bonfim, feito com a participação dos escravos, que cantavam e dançavam durante o trabalho feito na quinta-feira antes da festa religiosa.

Programação religiosa – Com o tema “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim”, este ano as comemorações ao Senhor do Bonfim tiveram início na última quinta-feira (dia 4). Todos os dias, exceto na quinta-feira (dia 11), quando acontece a lavagem, é rezada a novena, sempre às 19h. O domingo (dia 14) é o auge da festa, que contará com missa solene presidida pelo arcebispo primaz do Brasil, D. Murilo Krieger, às 10h.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados