Salvador inicia primeira etapa de aplicação de geomantas em 2018

Em pleno verão, a Prefeitura já inicia as ações de prevenção contra os efeitos do período chuvoso. Uma delas é a instalação da primeira etapa de geomantas, para proteção de mais de 10 mil m² de encosta nos próximos três meses, sob a coordenação da Defesa Civil de Salvador (Codesal). A ordem de serviço para esta ação foi assinada nesta quinta-feira (4), pelo prefeito ACM Neto, em uma das localidades beneficiadas: a Rua São Damião, no Vale do Matatu, em Cosme de Farias. Neste ponto, a tecnologia vai proteger, aproximadamente 2,4 mil m² de encosta e beneficiar cerca de 100 famílias.

A cerimônia contou com as presenças do vice-prefeito Bruno Reis; dos secretários André Fraga (Cidade Sustentável e Inovação), João Roma (Gabinete) e Virgílio Daltro (Manutenção); além de vereadores, lideranças e, claro, da população, que agradeceu pela iniciativa no bairro. “A Prefeitura tem feito um investimento extraordinário para preparar a cidade para as chuvas, que provocam as ocorrências mais graves da capital. Com a geomanta, por exemplo, as pessoas podem dormir em paz e viver em segurança com as próprias famílias nos dias chuvosos”, afirmou o prefeito.

De acordo com o diretor-geral da Codesal, Sósthenes Macedo, deverão ser aplicados cerca de 40 mil m² de geomantas até o fim deste ano, nas áreas de risco mais críticas, identificadas em conjunto com a Diretoria Geral das Prefeituras-Bairro. Com investimento total de R$6 milhões, serão beneficiadas também localidades como as ruas Padre Hugo (Cajazeiras VI), Arco do Triunfo (Rio Sena) e Baía de Todos-os-Santos (Cabula), além da Travessa Padre Hugo e Rua Papa Capim (Pau da Lima/Canabrava).

Técnica – Inovadora no país e adotada pela Prefeitura desde 2016, a técnica de proteção de encosta é formada por um composto de PVC e geotêxtil, com cobertura de argamassa jateada. A geomanta impermeabiliza o talude e erosões superficiais, absorção de águas da chuva e possível risco de deslizamento do terreno. A duração do material é de 5 anos, em média – bem superior ao da lona comum, que é de três meses.

Demais investimentos – A região de Cosme de Farias também tem recebido outros investimentos municipais desde 2013, que possibilitaram mais qualidade de vida aos moradores. Nesse período, foi instalada a Unidade de Saúde da Família Vale do Matatu e recuperado o Centro de Saúde Major Cosme de Farias; realizada a reforma de mais de 500 casas em situação precária por meio do programa Morar Melhor; entregue a nova Feira Livre de Cosme de Farias; e requalificadas a Escola Municipal Lélis Piedade e o Canal da Xurupita, dentre outras ações.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados