Revistas irão impedir entrada de itens proibidos durante Festival Virada Salvador

Quem for curtir o Festival Virada Salvador 2018, na Orla da Boca do Rio, deve ficar atento aos objetos que não poderão ser levados para a Arena Daniela Mercury durante o evento, que começa nesta quinta-feira (28) e vai até o 1º de janeiro. É vetada a entrada de materiais perfurocortantes e que possam servir como arma branca, a exemplo de guarda-chuvas, pau de selfie e demais objetos que possam oferecer risco aos cidadãos. No local também estarão proibidos a venda e o consumo de alimentos em palitos de madeira, tipo espetinho, e de bebidas servidas em garrafas de vidro.

Assim como nas edições anteriores do Réveillon, serão aplicadas revistas com detectores de metais por policiais militares nos três portais de abordagem do circuito (dois atrás do antigo Aeroclube e um no estacionamento), no intuito de garantir maior fiscalização e controle do que entra e sai no perímetro.

Já a Guarda Civil Municipal (GCM) participará da festa com o efetivo de 510 agentes por dia, prestando apoio a diversos órgãos do município na proteção ao patrimônio público, atividades de fiscalização, além de ordenamento e patrulhamento preventivo. A ideia é assegurar a tranquilidade e conforto a baianos e turistas que irão presenciar as atrações.

Além disso, a Guarda realizará ações de prevenção à violência com a distribuição de folders e pulseiras de identificação de crianças. Serão distribuídas 100 mil cartilhas com instruções de segurança, cuidados com documentos e objetos de valor durante as comemorações de virada de ano.

Polícias – O circuito do Festival Virada Salvador terá a participação de mais de 3 mil policiais e bombeiros militares. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública estadual, os espaços interno e externo da arena da festa serão monitoradas em tempo real pelo Centro de Operações e Inteligência.

Quinze câmeras extras, dentre elas uma com alcance panorâmico, foram instaladas na região, incluindo nos acessos, para auxiliar nas atividades policiais realizadas e para contribuir na identificação de suspeitos ou possíveis tumultos. A PM ainda contará com auxílio da Plataforma de Observação Elevada (POE) – veículo de grande porte que possui câmeras acopladas e monitores que permitem o acompanhamento de imagens provenientes de outras câmeras fixas.

No circuito do Festival também serão montados uma Central de Flagrantes, cujo objetivo é facilitar a formalização de ocorrências do tipo, permitindo rápida mobilização para as audiências de custódia, e 13 Postos Elevados de Observação, que auxiliarão os PMs no controle da multidão.

A Polícia Civil, através da 9ª Delegacia Territorial (Boca do Rio), da 16ª DT (Pituba) e 12ª DT (Itapuã), ampliará o quadro funcional para agilizar o atendimento das possíveis demandas ocorridas durante a festa. Já o Corpo de Bombeiros contará com efetivo de 420 agentes na prevenção e combate a incêndios, salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados