Moto aquática reforçará segurança dos banhistas durante o Festival Virada Salvador

Durante os cinco dias de Festival Virada Salvador, que começa nesta quinta-feira (28) e segue até o dia 1º de janeiro, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) contará com uma moto aquática para operar em eventuais casos mais graves. O equipamento será um auxílio ao trabalho dos 24 salva-vidas que estarão disponíveis para a operação do órgão, em plantão 24 horas, para garantir a segurança dos banhistas.

A estrutura ainda vai contar com cinco bases elevadas e cinco pontos de monitoramento no perímetro da festa, que corresponde a 1,5 quilômetro de praia. Segundo o coordenador da Salvamar, João Luiz Moraes, o equipamento aquático será utilizado somente em casos que exigirem maior atenção. “A moto aquática será um dos nossos equipamentos mais importantes, mas os 24 profissionais estarão à disposição para fazer todo o trabalho de prevenção e salvamento”, pontuou.

Balanço – Entre os meses de janeiro e dezembro de 2017, a Salvamar registrou 1089 ocorrências, sendo que 160 delas correspondem ao número de crianças perdidas nas praias de Salvador. Nesse período, foram contabilizados seis óbitos. No Réveillon de 2016, realizado na Praça Cayru, no bairro do Comércio, a Salvamar não registrou qualquer ocorrência envolvendo afogamentos.

Ao chegar à praia, a população deve pedir orientação ao salva-vidas sobre o local mais seguro para banhos. Em qualquer situação de afogamento, o melhor é evitar fazer o salvamento por conta própria e acionar o agente, que possui as técnicas e equipamentos suficientes para realizar o procedimento. Em caso de emergência, a Salvamar recomenda se dirigir até um posto salva-vidas mais próximo. Outra alternativa é ligar para a sede da Salvamar, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, em Patamares, através do número (71) 3363-5333, ou para o 156.

Melhorias – Desde 2013, a Salvamar tem atuado para melhorar a estrutura de atendimento. A piscina da sede em Patamares foi reformada e os dois jet-skis foram requalificados. O órgão também recebeu um barco inflável, 15 pranchões, 200 mastros de sinalização, salsichões novos, nadadeiras, pockets master – aparelhos utilizados para fazer a ventilação – e um motor de popa com potência de 25hp. Além disso, os profissionais têm passado por capacitação para aperfeiçoar o salvamento no mar.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados