Caminhão da Serasa leva educação financeira para professores de escolas públicas

Parceria entre Serasa e AEF-Brasil vai formar 500 professores nas 43 cidades do itinerário.

O SerasaConsumidor, braço da Serasa Experian voltado ao cidadão, vai levar educação financeira no Caminhão e no Barco da Serasa. O projeto itinerante é uma parceria com a

Associação de Educação Financeira do Brasil – AEF-Brasil, OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF (Decreto Federal 7.397/2010), uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. O objetivo é formar 500 professores de escolas públicas das 43 cidades que serão visitadas ao longo dos próximos meses.

O caminhão de 15 metros de comprimento por 2,60 de largura foi adaptado para possibilitar o acesso a seus serviços gratuitos, proliferando a educação financeira ao longo dos mais de 18 mil km do percurso.

“Queremos levar informação de crédito gratuita para o consumidor e, ao mesmo tempo, deixar um legado para que a população tenha maior controle sobre a vida financeira”, afirma Daniel Ebbesen, gerente do SerasaConsumidor.

A formação de professores da rede pública em diferentes municípios seguirá as diretrizes da ENEF, ou seja, gratuidade das ações, atuação por meio de informação, formação e orientação, formação de parcerias com órgãos e entidades públicas e instituições privadas, entre outras.

“Os professores que participarem da iniciativa poderão incluir a temática transversalmente no plano pedagógico da escola. E isso vai trazer um impacto duradouro e efetivo não só para os estudantes, mas, também, em toda a comunidade”, afirma Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil.

Capacitação de professores

A capacitação de professores, diretamente ligada ao Ensino Fundamental (1 e 2), será composta por um cronograma de 8 horas presenciais. O treinamento pode ocorrer no próprio caminhão ou em um espaço sugerido pela Secretaria.

A articulação se dará diretamente com as Secretarias de Ensino em instância municipal. Eles serão os responsáveis por indicar as escolas que participarão ou se o treinamento será ministrado diretamente aos gestores escolares que irão assegurar a multiplicação da metodologia junto aos educadores das escolas públicas.

Impacto Social

Além de compartilhar conhecimento, a iniciativa contribui para preparar o brasileiro, através da educação, em relação a sua vida e planejamento financeiro, através de parcerias que podem sedimentar o resultado desta viagem. “A educação financeira é um tema essencial para a sociedade e para a economia do nosso País, na medida em que contribui para a diminuição do superendividamento, para o crescimento sustentável dos negócios e para o bem-estar do consumidor, o que está intimamente ligado à nossa causa como empresa. Por isso o nosso investimento contínuo no tema, seja por meio do nosso Indicador de Educação Financeira, seja por meio das nossas práticas sociais, como a parceria recém firmada com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil)”, diz Andrea Regina, Gerente Executiva de Sustentabilidade Corporativa para a América Latina, da Serasa Experian.

O caminhão da Serasa

O projeto itinerante é uma oportunidade oferecida pelo SerasaConsumidor para que o cidadão possa fazer sua autoconsulta de CPF, conhecer sua pontuação de crédito, com o SerasaScore, abrir o Cadastro Positivo, fazer alerta de documentos extraviados e receber orientações para regularização de pendências financeiras e renegociação de dívidas atrasadas.

Hoje, todos esses serviços também estão disponíveis gratuitamente no site www.serasaconsumidor.com.br, no entanto, como aproximadamente 50% dos brasileiros não têm acesso qualificado à internet e atualmente cerca de 60 milhões de pessoas estão inadimplentes no país, o SerasaConsumidor vai encarar o desafio de levar informações e serviços apostando em um formato dinâmico e itinerante. Em Sorocaba, o número de inadimplentes é de 215.8 mil.

A Ativos S. A., maior Securitizadora do Brasil, com mais de 20 milhões de clientes em carteira, fechou a parceria com o SerasaConsumidor para que seus clientes possam negociar suas dívidas com condições especiais no próprio caminhão. A missão da empresa é auxiliar na regularização das dívidas com vistas a reinserção do consumidor no mercado financeiro. Para saber se a dívida poderá ser negociada, o consumidor tem a possibilidade de consultar no site do SerasaConsumidor e no site da Ativos ou 0800-644-3030.

Além dos serviços oferecidos pela Serasa no projeto itinerante, recentemente a empresa realizou um processo seletivo para o ‘Emprego dos Sonhos’. A vencedora foi a paranaense Débora Mara Bucco, de 28 anos, que terá a missão de viajar por todas essas cidades para conhecer de perto e escrever sobre a realidade financeira das pessoas, seja com exemplos de sucesso, que possam estimular outros consumidores, ou com casos de endividamento e inadimplência, onde seja possível ajudá-los a fazer o melhor uso de suas próprias informações.

Débora concorreu com mais de 120 mil candidatos, entre divulgação de vídeo e entrevistas online e individuais, e por um ano terá o salário total de R$ 100 mil (a ser parcelado pelos doze meses).

Destinos previstos no projeto:

São Paulo, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, Curitiba, Joinville, Blumenau, Florianópolis, Porto Alegre, Caxias do Sul, Bauru, São Carlos, Santos, Vitória, Manaus, Belo Horizonte, Parintins, Uberlândia, Santarém, Goiânia, Macapá, Brasília, Feira de Santana, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Belém, Palmas, Cuiabá, Campo Grande, Maringá, Londrina, Rio de Janeiro, Niterói, Diadema, entre outras.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados