Saúde do homem é abordada em encontro no Parque São Cristóvão

Unidades de saúde espalhadas pelos 12 Distritos Sanitários realizam, até o fim deste mês, ações que marcam a mobilização nacional do Novembro Azul, incluindo ciclos de palestras educativas, com estandes para realização de testes rápidos, distribuição de preservativos, encaminhamento para vasectomia, atendimento odontológico, orientações sobre a saúde do homem e outras atividades. No Parque São Cristóvão, por exemplo, as ações já começaram com atividades para alertar sobre a prevenção aos cânceres de próstata e pênis.

No encontro realizado na tarde desta segunda-feira (06), foram abordados os aspectos do câncer de próstata, que normalmente não apresentam sintomas; métodos de prevenção e de que forma os exames periódicos do PSA e toque retal podem contribuir para um diagnóstico rápido e preciso do paciente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), este câncer é o segundo tipo mais recorrente da doença nos homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Um grupo de alunos do curso de medicina da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FTC) aderiu à campanha e conversou com os homens presentes sobre a importância do autoconhecimento e cuidado com o corpo, acompanhado de uma equipe multidisciplinar. O público presente também participou de uma palestra sobre saúde bucal, onde foi explanada a importância do uso do fio dental, doenças periodontais e outros temas relacionados. Também foi possível realizar testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HIV e hepatites tipo B e C.

Para o aposentado Raimundo Pereira da Anunciação, de 61 anos, o encontro foi positivo, pois pôde sanar dúvidas direto com profissionais de saúde. “Eu não sabia que ia ter esse evento. Vim acompanhar uma pessoa e descobri. Para mim está sendo muito bom porque eu achava que precisava fazer apenas o PSA e descobri que todos devemos fazer também o exame de toque”, explicou, afirmando que ainda existem muitas dúvidas do público masculino sobre o câncer de próstata.

Este foi o primeiro encontro para tratar da temática promovido pela unidade de saúde. No sábado (11), a equipe multidisciplinar estará presente na Escola Municipal Raimundo Lemos de Santana das 8h às 15h. Serão ofertados no local serviços de: encaminhamento para os procedimentos de laqueadura e vasectomia, exames PSA e consulta com urologista, orientação sobre a Ronda Maria da Penha, inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), orientações sobre saúde bucal e distribuição de escovas de dente, entre outros serviços.

De acordo com a gerente da unidade, Osaneide Primo dos Santos, todos os esforços estão sendo empenhados para atrair o público masculino. “Teremos cinco ações como essa ao longo do mês. Cada equipe ficará responsável por produzir um encontro que possa orientar a população e encaminhar para realização de exames ou serviços. Também estamos aproveitando este mês para abordar o tema Novembro Negro e vamos promover uma feira de serviços no Cassange, onde há grupos quilombolas”, afirmando que a unidade se preocupa com o bem estar do público, buscado aproximá-los da atenção à saúde, além de elevar a autoestima.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados