Praça na Federação será a primeira receber novo espaço para jogos

A Praça Lord Cochrane, situada na Avenida Garibaldi, se tornará, em breve, num dos mais completos equipamentos públicos de lazer em Salvador. Fruto do programa Salvador 360 – eixo Investe –, a requalificação do local começou a ser executada no mês passado, e a previsão é que as obras estejam concluídas até o fim do ano. Com uma área de 14.158 metros quadrados, a Lord Cochrane terá mobiliários inovadores, cuja linha de produção é proveniente da fábrica da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), na BR-324.

A principal novidade a ser implantada na praça é o Espaço Game, que foi desenvolvido a partir da preocupação em atender crianças em fase de transição para a adolescência. O novo ambiente permitirá que os moradores se divirtam com uma série de passatempos clássicos, tais como pingue-pongue, futebol de botão, damas e xadrez. Além disso, haverá uma área reservada para jogo de gude e brincadeiras com peão, amarelinha e pula-elástico. O investimento total da obra é de R$ 700 mil.

Além das novas atrações, os moradores da região contarão com itens ideais para quem deseja praticar esportes, como quadras poliesportiva e de areia, miniquadra para partidas de golzinho, uma pista de cooper que vai tomar toda a extensão da praça, além das tradicionais academias de saúde e ginástica. A criançada ainda poderá se divertir na minipista infantil para brincadeiras de bicicleta, patins, velotrol e carrinhos de controle remoto.

Serão implantados bancos de concreto modular, um espaço para apresentações culturais e um pergolado em eucalipto, com novo designer circular. “Essa praça vai ser um marco histórico da cidade. Ela é muito bem localizada e vai resolver um problema grave de falta de opção de lazer na região. Será um verdadeiro playground a céu aberto e gratuito para a população de todas as faixas etárias”, destaca o presidente da Desal, Marcílio Bastos.

A Desal pretende viabilizar, junto com a Companhia de Governança Eletrônica (Cogel), conexão aberta wi-fi para os frequentadores da Praça Lord Cochrane. O intuito é oferecer o acesso à internet sem fio por meio de smartphone, notebook e tablet, sem custos para o cidadão. Está sendo estudada ainda a instalação de câmeras de monitoramento, e a ideia é que estes dispositivos prestem segurança para o espaço público, a fim de coibir ações de vandalismo e pichações.

Balanço – Atualmente, Salvador possui 231 praças públicas que são ótimas alternativas para quem deseja levar as crianças para diversão ao ar livre. Esse é o número de espaços que a Prefeitura já entregou à população desde 2013, como proposta de promover a reocupação desses ambientes por famílias, sem distinção de classe social ou faixa etária.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados