Caetano busca soluções para o problema da seca na Bahia

Depois de chamar a atenção de todo o país, na tribuna da Câmara dos Deputados, para o problema da seca na Bahia, o vice-líder do PT, Luiz Caetano, foi até o Ministério da Integração Nacional cobrar soluções do governo federal para o drama vivido por 230 municípios baianos. Em audiência com o secretário Nacional da Defesa Civil, Coronel Renato Newton, Caetano reforçou a situação de extrema emergência vivida pelo estado da Bahia, e cobrou uma ação imediata do governo federal.

“55% dos municípios da Bahia estão sofrendo com a seca, ou seja, mais da metade das nossas cidades está com situação de emergência decretada. Há algumas semanas, recebemos a informação de que o governo iria diminuir a participação dos carros pipas nesses municípios; hoje, li que o governo vai cortar em 95% o orçamento de programas contra a seca para o ano que vem. Não é possível”, disse Caetano, ao secretário de Defesa Civil.

De acordo com o Coronel Newton, a seca é um problema que atinge todo o Nordeste brasileiro e parte do estado de Minas Gerais. Ele reconheceu a dificuldade financeira do governo, e disse que isso está prejudicando a tomada de ações concretas. O secretário, porém, deu a garantia de que haverá empenho para garantir recursos e amenizar o problema da seca.

“Saí da audiência com a garantia, dada pelo Coronel Newton, de que a Defesa Civil estará solicitando R$ 14 milhões, junto ao Ministério do Planejamento, para investir na compra de carros pipas para atender à Bahia. Comparado aos investimentos do governo Dilma, é muito pouco, mas é algo que vai ajudar um pouco nossos municípios”, explicou Caetano.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados