Posto de recadastramento biométrico do Bonocô vai atender 5 mil eleitores por mês

A Estação Bonocô do metrô de Salvador, por onde circulam cerca de 12 mil pessoas diariamente, e que atende a milhares de baianos que moram na região, foi o local escolhido para a implantação do novo posto de recadastramento biométrico. O atendimento que já começou na manhã desta terça-feira (17), com a inauguração do posto avançado, vai distribuir 250 senhas por dia, por ordem de chegada, numa média de cinco mil pessoas por mês. Mesmo nos primeiros momentos após o início do funcionamento, muitos baianos já estavam utilizando o serviço.

Primeira da fila, a empregada doméstica Gildete Paixão dos Santos mora no bairro de Tancredo Neves, e chegou cedo para fazer o recadastramento, recebendo a senha de número um. “Peguei um ônibus e um metrô para vir pra cá, porque quando disseram que aqui também teria atendimento, eu pensei que era uma oportunidade. Já tinha procurado dois outros lugares, mas por causa da fila acabei desistindo. Agora eu consegui fazer o cadastro e vou poder votar normalmente. Seria bom que em todos os lugares tivessem postos assim”, contou a empregada doméstica.

Atendimento

Dona Gildete foi só uma das 250 pessoas que serão atendidas na unidade, que é resultado de um parceria entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e o Governo do Estado, através da Secretaria da Administração (Saeb). Enquanto o TRE leva o serviço, a Saeb monta a estrutura e disponibiliza profissionais treinados do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Este é o segundo posto avançado do TRE-BA instalado nas dependências do sistema metroviário, o primeiro fica na Estação Pirajá e começou a operar no último mês de agosto. Ambos funcionarão até o dia 31 de janeiro, quando acaba o prazo para o recadastramento dos eleitores.

O posto funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 16h, e o eleitor deve apresentar um documento original com foto (RG, CNH, carteira profissional e/ou passaporte), bem como um comprovante de residência recente (emitido há, no máximo, três meses) em nome do solicitante ou de parente (com comprovação de parentesco). Além disso, para os que desejam alterar dados, como casamento ou separação, precisam levar documentos que comprovem a mudança e, para a primeira via do título de eleitor, os homens precisam do comprovante de quitação militar. Ainda para a primeira via, a carteira de habilitação não é válida como documento de identificação, por não conter nacionalidade/naturalidade.

Segundo o secretário estadual da Administração, Edelvino Góes, o Governo do Estado tem se empenhado para incentivar os baianos a se recadastrarem. “Temos empregado pessoal e realizado adequações de estrutura para oferecer esses serviços à população. Em Pirajá, por exemplo, começamos com 250 atendimentos diários e hoje ampliamos esse serviço e agora estamos com cerca de mil pessoas realizando o cadastro por dia, em função da procura. Esse sucesso nos estimulou a buscar outras unidade do metrô, como no Bonocô”, explicou o titular da Saeb.

Prazos

A iniciativa, de acordo com o presidente do TRE baiano, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, é o TRE indo até os eleitores. “Até agora, apenas 37% da população de Salvador e está biometrizada e muita gente está esquecendo que, até o dia 31 de janeiro, quem não comparecer para o recadastramento terá o título cancelado. Além da capital, outros 54 municípios estão participando desse processo, onde a biometria tem se desenvolvido normalmente. E para facilitar isso também, em dezembro e janeiro, o atendimento do TER deixa de acontecer com hora marcada e começa a atender sob demanda, por ordem de chegada. Queremos que toda a população tenha acesso ao serviço e se regularize junto à Justiça Eleitoral”, explicou o presidente.

A obrigatoriedade vale, inclusive, para os que têm voto facultativo, como os maiores de 70 anos, eleitores entre 16 e 18 anos e analfabetos. Quem tiver o título cancelado fica irregular junto à Justiça Eleitoral e impossibilitado de se inscrever em concurso público, obter passaporte e identidade, de obter empréstimos ou convênios com o poder público e muitas outras sanções.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados