Rui empossa Arany Santana como a primeira secretária de Cultura

O governador Rui Costa deu posse à nova secretária de Cultura do Estado, na tarde desta segunda-feira (2), em cerimônia realizada no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A pasta passa a ser comandada por Arany Santana, que deixa a diretoria do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculado à Secretaria de Cultura (SecultBA), e assume o lugar deixado por Jorge Portugal. É a primeira vez que uma mulher está à frente do órgão.

“Eu desejo toda a sorte do mundo à Arany, uma mulher sensível, guerreira, que tem a cultura na alma, no coração. Tenho certeza que ela vai reunir todo mundo da cultura, ouvir. E quero agradecer ao nosso ex-secretário Jorge Portugal pelo esforço, trabalho e dedicação ao longo desses meses”, declarou o governador, que defendeu a regionalização da cultura como uma prioridade da pasta. “É a primeira mulher na Secult, negra, e a sugestão que eu dei a ela é que ela consiga ouvir todas as linguagens, todas as áreas da cultura”, completou Rui Costa.

“É uma missão desafiadora. Primeiro, substituir Jorge Portugal, uma pessoa com o carisma e conhecimento que ele tem, que é uma referência para a juventude negra desta cidade. Segundo, eu, enquanto mulher, assumir a gestão de uma Secretaria da Cultura, faltando um ano e meio para terminar. Me sinto absolutamente à vontade porque já estava lá há algum tempo e a gente vai dar continuidade, fortalecer as ações importantes e estruturantes da nossa Secretaria”, afirmou Arany, que já passou por secretarias municipais e estaduais, é educadora, atriz e ex-diretora do bloco afro Ilê Aiyê.

Compareceram à cerimônia de posse deputados, vereadores e secretários de Governo de diversas pastas. Jorge Portugal falou sobre a chegada de Arany ao cargo. “Sai um negro, entra uma negra e esta é uma forma da Bahia mostrar o quanto ela tem avançado em determinadas pautas e reivindicações. Não vai haver transformações abruptas de maneira nenhuma, o que está engatilhado vai ser feito. O que vai acontecer é se aprofundar naquilo que foi pensado até aqui”, afirmou Portugal.

A secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, revelou estar muito feliz com a escolha. “O nosso governador Rui Costa acerta também neste quesito, uma mulher negra, de experiência na gestão de política pública e que tem toda uma inserção, tanto no movimento negro, como nos blocos afros, no mundo da cultura da Bahia. Então, Arany chega com sua experiência, com seu acúmulo, sua sensibilidade para fortalecer a gestão do nosso governador”.

Artistas, personalidades e representantes de entidades culturais também prestigiaram o evento. “Estou duplamente feliz. A primeira vez que estamos vendo uma secretária negra que vai substituir um secretário negro, coisa inédita aqui na Bahia e a expectativa é que não pare por aí”, destacou o presidente do bloco afro Ilê Aiyê, Antônio Carlos Santos, o Vovô, que participou da mesa da cerimônia.

Categorias: Destaque

Comentários estão fechados