Estádio de Pituaçu recebe abertura da Copa Dente de Leite

Começou neste sábado (23), no Estádio Governador Roberto Santos, conhecido como Estádio de Pituaçu, mais uma edição da tradicional Copa Dente de Leite. Ao todo, serão três equipes e 640 atletas com idades entre 12 e 14 anos, disputando o torneio cuja fase final acontece em dezembro. Além disso, teve início a Copa das Ligas, competição que reúne jovens a partir de 16 anos, e com 16 equipes formadas por 320 competidores. As competições são promovidas pela Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), têm o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF), e integram o leque de atrações esportivas do Festival da Primavera.

Os torneios tiveram o pontapé dado às 10h, logo após uma bela abertura, que teve desfile das equipes, pausa em respeito aos hinos ao Dois de Julho e Nacional, além de apresentação dos grupos de alto rendimento promovidos pela Semtel, neste caso, 11 alunos de caratê e 11 praticantes de ginástica rítmica, todos com idades variando entre 10 e 14 anos. Dentre as 32 equipes que participam da Copa Dente de Leite, destacam-se os times de Bahia, Vitória e da Iniciação Esportiva Salvador (IESA), também sob a supervisão da secretaria.

“Este tipo de atração é mais uma forma de inserção social e formação do cidadão. E é neste contexto que buscamos iniciar a inclusão desses jovens na sociedade, assim como no mercado do trabalho, por meio do esporte, em especial o futebol. E a Copa Dente de Leite é fundamental para a descoberta de novos talentos. Além disso, por conta da parceria com a Federação Bahiana de Futebol, Salvador terá sua primeira seleção para a disputa do Campeonato Intermunicipal”, explica Geraldo Jr., titular da Semtel.

E é justamente com a expectativa de se destacar no torneio e ser descoberto por um mercado futebolístico maior que jovens como Marvin Starpp, 14 anos, atacante do Bahia, entrou em campo neste sábado. “Sei que tenho uma grande chance de aparecer bem aqui, por isso me dedico nos treinos e trabalho duro, junto com meus companheiros, para merecer o título, novas chances e ser feliz”, anuncia.

Goleiro da IESA, Paulo Felipe Silva acredita que a Copa Dente de Leite é uma grande oportunidade de ganhar notoriedade. “Minha expectativa, como acho que é a de todos aqui, é ser percebido por algum olheiro de time grande e prosseguir na profissão com destaque e sucesso”, diz.

Outros esportes –

Além do futebol, o Festival da Primavera traz uma série de eventos esportivos, como atrações ciclísticas, surfe e outros esportes aquáticos. Começou neste sábado e segue até amanhã, a primeira etapa da Copa de Surf Futuros Campeões – Troféu Adriano de Souza, na praia de Stella Maris, evento que percorrerá o litoral brasileiro para revelar novos talentos. As disputas ocorrem em quatro categorias: sub-10, sub-12, sub-14, sub-16, esta última com torneios para ambos os sexos, e conta ainda com a participação do campeão mundial de surfe (2015), Adriano de Souza, também conhecido como “Mineirinho”, que também dá nome ao troféu do campeonato.

Este ano retorna à Salvador o Aloha Spirit Festival, tido como o maior festival de esportes aquáticos da América Latina, que chega à sua 9ª edição, tendo a terceira e última etapa sediada no Porto da Barra, em Salvador. Antes, o torneio já passou por Ilhabela (São Paulo) e Cabo Frio (Rio de Janeiro). Desde sexta-feira (22), os competidores expõem as habilidades em modalidades como canoa havaiana, stand up paddle, natação em águas abertas, paddleboard, surfski e triathlon waterman.

Ciclismo –

Com a expectativa de receber até 2 mil participantes, o tradicional Passeio Cicloturístico da Primavera reunirá ciclistas de todas as idades em uma aventura eco-cultural pela capital baiana. Com largada às 8h do domingo (24), da entrada do Colégio IMEJA, na Boca do Rio, as bicicletas vão passar pela orla atlântica da cidade, seguindo pela Cidade Baixa até chegar ao Largo do Bonfim, percorrendo 25 quilômetros, entre monumentos e locais históricos e culturais. Com fechamento parcial, também no dia 24 de setembro, a Avenida Professor Magalhães Neto será um ponto de encontro entre os amantes da bike, das 7h às 17h.

Categorias: Noticias

Comentários estão fechados